Quarta, 10 de Dezembro de 2025
Banner Vera Cruz Topo
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Política Voltou atrás

Gilmar Mendes suspende parcialmente decisão sobre Lei do Impeachment

Após dicussão com o Senado e perspectiva da aprovação de uma legislação atualizada, o decano do STF suspendeu trecho que trata da PGR

10/12/2025 às 20h30
Por: Felipe Vilar Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
Foto: Andressa Anholete/STF
Foto: Andressa Anholete/STF

Após forte reação do Parlamento e da ampliação do diálogo com o Senado Federal, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender parcialmente a liminar da semana passada sobre a aplicação da Lei do Impeachment ao afastamento de ministros da Corte.

Continua após a publicidade
Banner Vera Cruz

O relator do caso no STF também retirou de pauta o julgamento de referendo da liminar, previsto para começar na próxima sexta-feira (12/12) no Plenário Virtual, e solicitou a inclusão da análise em sessão presencial da Corte, ainda sem data.

A liminar de Gilmar determinava que apenas a Procuradoria-Geral da República (PGR) poderia protocolar pedidos de impeachment contra ministros da Suprema Corte. O decano ainda estabeleceu, na liminar do dia 3 de dezembro, que seria necessária maioria de dois terços em votação no Senado para aprovar essas solicitações.

A suspensão desta quarta-feira (10/12) altera parcialmente a determinação. A mudança alcança justamente o ponto principal do texto: o que atribuiu exclusivamente à PGR a competência para apresentar denúncia por crime de responsabilidade contra ministros do STF. Os demais trechos da liminar permanecem vigentes.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Solução consensual

Na nova decisão, o ministro considerou o avanço das discussões no Senado sobre a aprovação de uma legislação atualizada para disciplinar o processo de impeachment de autoridades.

“A solução consensual de conflitos demanda uma atuação convergente e responsável dos atores institucionais, sendo indispensável, para adimplemento do dever de harmonia entre os Poderes e para alcançar a melhor solução para a modelagem do impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal, a suspensão destes processos e a revogação da medida cautelar”, afirmou Gilmar na decisão.

Segundo Gilmar, o novo texto incorpora elementos da liminar e evidencia um esforço de cooperação entre as instituições, guiado pela prudência, pelo diálogo e pelo respeito às normas constitucionais.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

“Tal aprimoramento legislativo não se limita a atender formalmente às determinações do Supremo Tribunal Federal, mas configura ato de elevado espírito público, voltado à preservação da integridade do Poder Judiciário e à proteção da harmonia entre os Poderes”, afirmou o ministro.

Fonte: Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 22h01 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Qui 36°C 23°C
Sex 38°C 24°C
Sáb 37°C 23°C
Dom 37°C 23°C
Seg 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras