Domingo, 18 de Maio de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner JC Motos
Banner Psique
UNIFIP
Banner Chacara Canaa
Banner Dr Romulo
Política Politica

Procuradoria Regional Eleitoral alerta para cumprimento da lei sobre folga de mesários

18/09/2014 às 14h07
Por: PATOS ONLINE Fonte:  
Compartilhe:

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) recebeu denúncias de que algumas instituições públicas e particulares estão obrigando o mesário a “compensar” as ausências ao trabalho nos dias em que é convocado pela Justiça Eleitoral, como ainda estão querendo descontar no salário as horas não trabalhadas.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A PRE também recebeu denúncia de que algumas instituições estão alegando que os mesários que possuem vínculos temporários ou trabalham em regime de plantão não teriam direito a gozar das folgas. Em todo o Estado o Tribunal Regional Eleitoral contará com 47.615 mesários, que vão trabalhar nas 9.523 seções eleitorais.

A lei nº 9.504/97 (Lei das eleições) dispõe que as pessoas convocadas para compor as mesas receptoras ou juntas eleitorais serão dispensadas do serviço pelo dobro dos dias de convocação.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Já a lei nº 5.606/92, do estado da Paraíba, prevê que o servidor estadual, convocado pela Justiça Eleitoral, será dispensado da frequência nos 5 dias subsequentes ao da eleição ou da apuração. A dispensa se dá a partir do primeiro dia útil após a eleição.

A fim de que a legislação seja cumprida pelos órgãos públicos e empresas particulares, o procurador regional eleitoral, Rodolfo Alves, expediu a Recomendação nº 05/2014, publicada no diário eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral da última segunda-feira.

Continua após a publicidade
Banner Psique

Segundo ele, o não atendimento da recomendação “implicará na adoção das medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis ao cumprimento da legislação”.

Ele determinou que cópias dessa medida fossem enviadas para a Secretaria de Administração do Estado, para os juízes eleitorais e promotores eleitorais e para os sindicatos, associações e entidades corporativas e representativas da indústria, comércio e serviços.

Na recomendação, ele observa que o direito a folga pelos dias trabalhados nas eleições alcança as instituições públicas ou privadas, independentemente do vínculo mantido entre o mesário e o empregador, se temporário, estatutário ou celetista.

De acordo com a Resolução nº 22.747/2008, a expressão dias de convocação abrange quaisquer eventos que a Justiça Eleitoral repute necessários à realização do pleito, inclusive as hipóteses de treinamentos e de preparação ou montagem de locais de votação. Diz ainda que “os dias de compensação pela prestação de serviço à Justiça Eleitoral não podem ser convertidos em retribuição pecuniária”.

 

Lenilson Guedes - Jornal da Paraíba 

Foto - Google

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 06h06 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 32°

Seg 32°C 22°C
Ter 33°C 21°C
Qua 31°C 22°C
Qui 30°C 23°C
Sex 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras