As urnas eletrônicas começaram a ser instaladas ontem nas escolas de toda a Paraíba. Ao todo, serão 10.757 distribuídas por todo o Estado, das quais 9.523 serão utilizadas e 1.234 ficarão de reserva para alguma eventualidade em cada zona eleitoral. Após a equipagem das seções eleitorais, os locais foram lacrados e deixados sob a responsabilidade da Polícia Militar, que fará a segurança dos locais de votação até amanhã.
A instalação das urnas, que será concluída até hoje, consiste na montagem da seção eleitoral, conforme a secretária de tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Patrícia Lemos. Segundo ela, nos locais está sendo feita a conferência visual de dados como hora e data. “Durante a montagem, a urna é ligada, é realizada a conferência visual dos dados referentes aos municípios, zona, seção, data e hora. Caso alguma informação seja divergente, a alteração é feita na presença do juiz da zona eleitoral e dos demais representantes de órgãos e partidos presentes”, explicou.
Conforme a secretária de tecnologia do TRE, durante a preparação as urnas foram equipadas com uma bateria que dura até 10 horas. “As urnas ficarão ligadas na tomada, mas, em caso de queda de energia, elas possuem uma bateria que dura até 10 horas, o que garantirá que a votação não seja interrompida”, garantiu, acrescentando que, ainda assim, 1.234 urnas estarão de prontidão em caso de defeito ou outro problema.
As urnas eletrônicas começaram a ser enviadas para todas as zonas eleitorais do Estado na última quinta-feira e tiveram fim ontem, quando iniciaram as primeiras instalações.
Uma das zonas eleitorais que receberam as urnas na quinta-feira e iniciaram a sua instalação logo na manhã de ontem foi a 61ª zona, localizada no município de Bayeux, que fica na Região Metropolitana de João Pessoa. De acordo com a juíza responsável, Conceição Marsicano, a opção por iniciar a instalação dos equipamentos ontem foi garantir que tudo esteja pronto nas primeiras horas da manhã de hoje. “Aqui em Bayeux, nós optamos por começar hoje a instalação e pretendemos acabar amanhã, concluindo a instalação nos 32 pontos de votação da cidade. Eu irei passar em todos e conferir tudo”, disse. “Aqui nós fazemos a montagem, a conferência e, posteriormente, o lacre da porta, que só será aberta agora no próximo domingo”, explicou.
Ainda conforme a magistrada, após a montagem é feito o lacre da seção. “Nós lacramos, eu deixo minha assinatura assegurando que tudo ficou ok, então a escola fica sob a vigia dos policiais militares e dos vigilantes da escola. Essas salas só serão abertas agora no domingo”, acrescentou.
Fonte - Jornal da Paraíba
Mín. 21° Máx. 32°