A presidente da Câmara Municipal de Patos, Nadigerlane Rodrigues, afirmou nesta terça-feira, 06, em entrevista ao Sistema Itatiunga de Comunicação, que o número de vereadores para a próxima legislatura será alterado na cidade de Patos.
Segundo Nadir, duas propostas estão sendo discutidas pelos atuais treze vereadores que compõem o parlamento mirin patoense. “A questão a ser resolvida é se teremos 15 ou 17 vagas” afirmou.
A decisão sobre o número de parlamentares das eleições marcadas para outubro de 2016, precisa ser tomada ainda no mês de setembro desse ano, respeitando o prazo da anualidade, ou seja um ano antes da realização do pleito.
De acordo com o Instituto Patoense de Pesquisa e Estatística-INPPE, na prática, o aumento de vagas para a Câmara Municipal de Patos implicará também no crescimento do número de candidatos e na maior divisão de votos entre os candidatos.
Nas eleições de 2012, por exemplo, a candidata Lucinha Peixoto foi eleita como vereadora mais votada com 1.713 votos, com 166 candidatos disputando as 13 vagas.
Caso haja crescimento no número de coligações em 2016, o crescimento do total de candidatos poderá ultrapassar a marca de 200 nomes disputando 15 ou 17 vagas a serem regulamentadas.
Ainda segundo o INPPE, o eleitorado de Patos em 2016 deverá subir dos 67.129 das eleições 2014, para aproximadamente 69 mil eleitores. O cadastro de inscrição e transferência de novos eleitores foi aberto em 11 de novembro passado e se encerra em maio de 2016, ano das eleições.
Genival Jr-boasnovaspb.com
Mín. 20° Máx. 35°