Nesta quinta-feira (10), o deputado estadual Nabor Wanderley (PMDB) ocupou a Tribuna da Casa de Epitácio Pessoa para alertar sobre a crise hídrica. Nabor fez alusão aos dois eventos recentes que abordaram o assunto, um na cidade de Patos e o outro no Senado Federal.
O parlamentar iniciou seu discurso parafraseando duas autoridades que participaram dos eventos para enfatizar que a situação hídrica do Brasil não é boa: “Não há mágica: ou chove ou chega a transposição”, alertou o diretor da Área de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella, e “Estamos todos no mesmo barco: sem água”, também alertou o procurador-geral de Justiça do Ministério Publico da Paraíba, Bertrand de Araújo Asfora”.
Nabor ressaltou que tanto o panorama da situação hídrica do Brasil, apresentado no plenário do Senado, quanto o problema hídrico especificamente na Paraíba, apresentado em Patos, pela ANA, as notícias são ruins. “Os açudes paraibanos acumulam cerca de 14% da capacidade de armazenamento e o Complexo Coremas-Mãe D’água, considerado a “maior caixa d’água do estado”, com capacidade para comportar mais de 1,1 bilhão de metros cúbicos, mas, em razão da estiagem, encontra-se com apenas 13% desse total”, ressaltou Nabor.
No final do seu pronunciamento, o deputado solicitou aos pares para que a Assembleia Legislativa juntamente com outros poderes e a população possa encontrar suas convergências para a solução do problema hídrico. “A Assembleia Legislativa tem que atuar em parceria com a sociedade paraibana para resolver o problema hídrico que assola nosso Estado”, finalizou o deputado.
Assessoria
Mín. 20° Máx. 36°