O deputado estadual Nabor Wanderley (PMDB) participou na manhã desta sexta-feira, dia 11, de uma Audiência Pública no município de Teixeira promovida pela Câmara de Vereadores, Casa Inês Cordeiro de Araújo, que discutiu o iminente colapso nos reservatórios de água e abastecimento em Teixeira e cidades do sertão paraibano, bem como a continuidade da Adutora do Pajeú.
A obra vai beneficiar, além da região do Pajeú de Pernambuco, a região de Teixeira, Maturéia, Mãe D’Água, Imaculada. “A ampliação foi conseguida através do deputado Hugo Motta. A água já está perto de São José do Egito, vai vir para Itapetim, de Itapetim vai para Desterro; de Teixeira vai puxar para Taperoá e Livramento. Então, é uma obra imprescindível, uma obra importantíssima, pena que esteja em um ritmo muito lento em virtude da crise financeira que passa o país. Pedir a Deus que mande chuva, mas, paralelamente, lutarmos para que as obras da Transposição sejam concluídas para que a adutora do Pajeú chegue mais rápido possível”, disse.
O parlamentar destacou que junto ao prefeito do município, Nego de Guri, já vem lutando pelo abastecimento em Teixeira para que não falte água à população.
O presidente da Câmara de vereadores, Ederivaldo Macário, esclareceu que a maior preocupação do momento é em relação os mananciais que abastecem Teixeira, pois os açudes secaram. “Devido a essa situação estamos fazendo essa Audiência Pública, procurando soluções para resolver o problema. E uma das soluções que estamos vendo também, além de carro-pipa e perfuração de poços, é a adutora do Pajeú, que traz água do Rio São Francisco até a nossa região”, explicou.
Os açudes que abastecem Teixeira são Riacho das Moças, São Francisco 2, Sabonete e Sebastiana que já estão vazios e a cidade está sendo abastecida por carros-pipas, através de um açude em Tavares.
Na próxima semana, o prefeito de Teixeira, Nego de Guri, irá participar de uma audiência com o Ministro da Integração para tentar buscar uma solução quanto a continuidade da obra do Pajeú.
Assessoria
Mín. 20° Máx. 35°