Terça, 29 de Abril de 2025
Banner Chacara Canaa
Banner Hmais Onco
Banner Dra Joyce
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner JC Motos
Política Politica

Em vídeo, decano do STF diz que impeachment não é golpe

27/03/2016 às 14h42
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte/VejeOnline
Compartilhe:

Em vídeo divulgado no Youtube, o ministro Celso de Mello, decano no Supremo Tribunal Federal, afirmou que a figura do impeachment é instrumento previsto na Constituição democrática brasileira e não pode ser reduzido à condição de golpe. \"A figura do impeachment não pode ser reduzida à condição de um mero golpe de estado porque o impeachment é um instrumento previsto na Constituição, uma Constituição democrática, que está em vigor no país e que estabelece regras básicas\", disse o ministro, ao ser questionado sobre o assunto em um shopping. \"Se essas regras básicas forem respeitadas, obviamente o impeachment não pode ser considerado um ato de arbítrio político e de violência política\", completou.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Mello é o terceiro ministro do Supremo a defender publicamente nesta semana a constitucionalidade da figura do impeachment de um presidente da República e refutar a tese de que o instrumento em si não pode ser considerado golpe. O discurso é recorrente entre os defensores da manutenção da presidente Dilma Rousseff no cargo. A própria presidente chegou a fazer esta afirmação.

LEIA TAMBÉM

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Debandada do PMDB do Rio deve acelerar impeachment

Presidente do PT: \'Queremos a paz, mas não tememos a guerra\'

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

Na quarta-feira, a ministra Cármen Lúcia comentou as declarações de Dilma sobre o assunto. \"Não acredito que a presidente tenha falado que impeachment é golpe. Impeachment é um instituto previsto constitucionalmente\", disse ela. \"O que não pode acontecer de jeito nenhum é impeachment nem ou qualquer tipo de processo político-penal ou penal sem observar as regras constitucionais. Não há impeachment em andamento ainda, não tenho nenhuma dúvida que teremos que observar todas as regras constitucionais\", completou. No mesmo dia, o ministro Dias Toffoli afirmou que o processo de impeachment é previsto na Constituição e nas leis brasileiras, mas não quis opinar sobre o caso específico da presidente Dilma Rousseff.

Celso de Mello afirma que suas respostas estão de acordo com posicionamentos já dados por ele em julgamentos no Supremo Tribunal Federal. Segundo ele, o impeachment é um instrumento legítimo pelo qual se objetiva responsabilização política de qualquer presidente da República, independente de sua filiação partidária. \"É um instrumento posto à disposição da cidadania. Porque só o cidadão, o eleitor, é que quem legitimidade para provocar a abertura do processo do impeachment. É o que diz claramente a lei\", disse.

Vídeo: Ministro Celso de Mello fala sobre o impeachment


 

Fonte/VejeOnline

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 09h05 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Qua 37°C 21°C
Qui 36°C 19°C
Sex 36°C 19°C
Sáb 36°C 19°C
Dom 37°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras