Domingo, 18 de Maio de 2025
Banner JC Motos
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Chacara Canaa
Banner Psique
Banner Dr Romulo
Política Politica

Justiça suspende dispositivos de lei que permite contratação de temporários no município de Desterro

27/03/2019 às 21h05
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte - Clickpb
Compartilhe:

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba concedeu medida cautelar, nesta quarta-feira (27), para suspender a vigência de vários dispositivos de lei que permitem a contratação temporária de pessoal, por excepcional interesse público, pela Prefeitura Municipal de Desterro. Na decisão, a relatora do processo, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, viu tentativa de burla ao concurso público. 

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A decisão decorreu de julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI). A relatora determinou, em seu voto, que o Município se abstenha de novas contratações, até decisão final da ADI.

A Lei nº 309, de 25 de novembro de 2013, de Desterro, foi questionada pelo Ministério Público da Paraíba, que ingressou com a ação sob o argumento de que o Município de Desterro, ao disciplinar, no âmbito da administração pública municipal, a contratação temporária por excepcional interesse público de pessoal, afrontou a Constituição do Estado da Paraíba, especificamente os incisos VIII e XIII do artigo 30, ante a ausência de situação fora do comum, anormal e imprevisível. O órgão ministerial pediu a suspensão dos dispositivos questionados, especialmente da expressão “desde que não exceda a dois anos”, contida no inciso I do artigo 5º da Lei nº 309/2013.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

A relatora do processo, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, entendeu que com a manutenção dos dispositivos legais questionados, a administração municipal estará livre para a contratação indiscriminada, ante a plausibilidade de ocorrência de burla ao princípio do concurso público. “As hipóteses legais que possibilitam a contratação temporária deverão especificar as situações emergenciais, o tempo determinado e a necessidade temporária de interesse público excepcional”, explicou. 

A desembargadora ressaltou, ainda, que caberia ao texto da lei descrever, taxativamente, as hipóteses em que o interesse público autoriza a contratação de forma direta, especificando a contingência fática e o período determinado. 

Continua após a publicidade
Banner Psique

“Ademais, a lei adotou um período excessivo de dois anos, sem qualquer razoabilidade, denotando-se nítida intenção de subversão à regra da investidura permanente e efetiva em cargo ou emprego públicos mediante aprovação em prévio concurso público”, enfatizou, ao lembrar que o Pleno do Tribunal de Justiça, em incontáveis ações diretas de inconstitucionalidade, propostas pelo Ministério Público, tem banido leis municipais de igual teor. 

 

 

Fonte - Clickpb

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 12h06 - Fonte: ClimaTempo
33°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 32°

Seg 32°C 22°C
Ter 33°C 21°C
Qua 31°C 22°C
Qui 30°C 23°C
Sex 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras