Quarta, 24 de Setembro de 2025
Banner Prime Veiculos
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Política Politica

Ministério Público de Contas pede que TCE abra inspeção especial para apurar subsídios de vereadores de JP

18/12/2020 às 00h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Ascom/TCE-PB
Compartilhe:

O Ministério Público de Contas (MPC), encaminhou nesta quinta-feira (17) uma representação ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, solicitando a abertura de uma Inspeção Especial, em decorrência dos fatos e fundamentos jurídicos relacionados a recentes atos praticados pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A representação assinada por Manoel Antônio dos Santos Neto (procurador-geral), Marcílio Toscano Franca Filho (subprocurador-geral) e Luciano Andrade Farias (procurador), foi encaminhada ao conselheiro André Carlo Torres Pontes, relator das contas do município de João Pessoa no atual exercício de 2020. A representação informa, inclusive, que após as informações requisitadas, o órgão poderá questionar os reajustes.

O Projeto de Lei Complementar 2.285/2020 prevê o reajuste de forma parcelada, passando os subsídios dos atuais R $15 mil para R $16,7 mil em janeiro de 2021; e depois, em 2022, para R $18,9 mil.

Os procuradores relacionam, na representação, alguns pontos que indicariam o descumprimento da legislação no ato promovido pela Câmara. Entre eles, em referência à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), faz referência ao Artigo 21, que diz ser “nulo de pleno direito” a concessão de reajuste aos vereadores e servidores no último semestre do mandato.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

O documento do MPC destaca que a Constituição Federal, a Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e a Lei Complementar nº 173/2020 estabelecem limites e condicionantes para reajustes ou revisões de remuneração e subsídio de agentes políticos e servidores públicos, especialmente em fim de legislatura e gestão.

E cita, entre outros, o artigo 21 da LRF – com redação dada pela LC 173/2020. “É nulo de pleno direito: II - o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal nos 180 (cento e oitenta) dias anteriores ao final do mandato do titular de Poder ou órgão referido no art. 20; III - o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal que preveja parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do titular de Poder ou órgão referido no art. 20”.

O MP de Contas pede que o relator requisite, em caráter de urgência, informações da Câmara Municipal de João Pessoa sobre o projeto de concessão do reajuste/revisão dos subsídios dos parlamentares, e do Projeto de Lei 2.290/2020, que dispõe sobre o reajuste para os cargos de prefeito, vice-prefeito e secretários.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Isso porque até o momento da representação formulada não havia menção ou dados dos referidos projetos de lei no portal de internet do Poder Legislativo da Capital. O MPC considera as informações fundamentais para possibilitar o exame dos projetos aprovados e sua “compatibilidade com o arcabouço normativo vigente”.

Ascom/TCE-PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 13h01 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 36°

Qui 35°C 21°C
Sex 36°C 21°C
Sáb 35°C 21°C
Dom 35°C 21°C
Seg 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras