Quarta, 24 de Setembro de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Prime Veiculos
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Política Politica

Após indeferimento de candidatura, município do Sertão pode ter nova eleição para prefeito

19/12/2020 às 12h15
Por: PATOS ONLINE Fonte: Diário do Sertão
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, nessa sexta-feira (18), o recurso do atual prefeito do município de Cachoeira dos Índios, Allan Seixas, e indeferiu sua candidatura, que havia vencido o pleito eleitoral deste ano. A decisão pode provocar a realização de uma nova eleição para prefeito na cidade.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Relator do processo, o ministro Luís Felipe Salomão considerou que a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), que havia barrado a candidatura de Seixas, está em consonância com a compreensão atual da Corte e do Supremo Tribunal Federal sobre o tema. Conforme o ministro, Allan Seixas não poderia disputar novamente as eleições por ter assumido a Prefeitura antes do pleito em 2016 e posteriormente ter sido eleito naquele ano.

Alan

Verifica-se que não encontra amparo na jurisprudência deste Tribunal e da Suprema Corte a tese do recorrente de que seria possível afastar a inelegibilidade para um terceiro mandato consecutivo quando o exercício do cargo de prefeito se dá, ainda que por período curto e a título provisório, nos seis meses anteriores ao pleito”, destaca.

Ainda conforme a decisão, o argumento do recorrente de que teria sido obrigado a assumir o cargo de prefeito antes das eleições em 2016 não é válido. “Poderia ter optado em renunciar ao cargo de vice-prefeito para assegurar sua elegibilidade para os pleitos seguintes”, diz trecho do documento.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

A sentença ressalta que, apesar de mantido o indeferimento da candidatura, a realização de novas eleições requer o trânsito em julgado ou que se confirme a decisão monocrática no Plenário. Se até o próximo ano não houver candidato diplomado, caberá ao presidente do Poder Legislativo assumir e exercer o cargo até que sobrevenha decisão favorável no processo de registro ou haja nova eleição

Procurada, a assessoria jurídica afirmou que o parecer do relator se trata de uma decisão monocrática já que, por conta de uma normatização do TSE, todos os processos relativos a candidatos eleitos precisaram ser julgados até 18 de dezembro e os que não foram direcionados ao Pleno, foram decididos pelos relatores baseados em entendimento de julgamentos anteriores. Para garantir que a apreciação aconteça pelo Pleno, será feito um pedido de agravo regimental.

Diário do Sertão

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 12h01 - Fonte: ClimaTempo
34°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 36°

Qui 35°C 21°C
Sex 36°C 21°C
Sáb 35°C 21°C
Dom 35°C 21°C
Seg 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras