Segunda, 19 de Maio de 2025
Banner Psique
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Chacara Canaa
Banner Dra Priscylla
Banner JC Motos
Política Politica

Votação de projeto na Câmera de Aparecida termina em confusão envolvendo vereadores e população

Presidente colocou em pauta um projeto do Poder Executivo, mas a votação foi bastante tumultuada, com acusações de que teria sido aprovado ilegalmente

11/12/2021 às 21h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: Diário do Sertão
Compartilhe:
Foto: reprodução/Diário do Sertão
Foto: reprodução/Diário do Sertão

Uma confusão quase generalizada envolvendo vereadores e população agitou a sessão da Câmara Municipal de Aparecida, no Sertão paraibano, nesta sexta-feira (10). A mesa diretora colocou em pauta um Projeto de Lei do Poder Executivo, mas a votação foi bastante tumultuada, com acusações da oposição de que o projeto teria sido aprovado ilegalmente.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O Projeto de Lei pede autorização para aumento de 8% no percentual de suplementação do orçamento vigente da Prefeitura Municipal de Aparecida.

O prefeito João Neto (PL) alega que o objetivo é “manter em funcionamento as atividades do Poder Executivo Municipal disponibilizando um aumento percentual que possa ser compatível com as demandas e despesas do Município”.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Versão do presidente da Câmara

O presidente da Câmara de Vereadores de Aparecida, Damião de Dona Rita (PL), que é aliado do prefeito, falou ao Diário do Sertão que os quatro vereadores de oposição teriam tentado sair da casa para que não houvesse quórum para a votação do projeto, e que nesse momento eles foram impedidos pela população, fato esse que teria provocado a confusão na porta da casa legislativa.

Continua após a publicidade
Banner Psique

Versão da oposição

A vereadora de oposição Isabela de João Profírio (PSD) disse que o projeto foi aprovado mediante uma série de manobras ilegais do presidente. Segundo ela, o projeto foi inicialmente derrotado por quatro a três, mas o presidente teria ‘burlado’ a lei para votar e empatar.

A vereadora alega que em matéria simples de projeto ordinário, o presidente da casa só pode dar ‘voto de Minerva’, ou seja, só pode votar para desempatar, o que não foi o caso, segundo ela.

Isabela conta que após ocorrer uma reunião entre a assessoria jurídica da Câmara e a Procuradoria do Município, o projeto foi colocado novamente em pauta para que o presidente votasse.

A vereadora denuncia que existem duas ilegalidades nesse caso: a primeira seria o próprio voto do presidente e a segunda é que o projeto teria sido colocado em votação no grande expediente (momento em que os vereadores fazem uso da palavra).

Isabela diz, ainda, que os vereadores de oposição se retiraram do plenário e mesmo assim o presidente anunciou a aprovação do projeto. Quando os vereadores João Pereira (Cidadania) e Miúdo (Cidadania) estavam saindo, houve discussão com um cidadão e isso gerou tumulto.

Segundo Isabela, os vereadores de oposição têm provas em vídeo de que o projeto foi reprovado por maioria de votos e vão recorrer com um mandado de segurança para cancelar a aprovação anunciada pelo presidente.

Fonte: Diário do Sertão

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 10h06 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Ter 31°C 22°C
Qua 31°C 21°C
Qui 31°C 21°C
Sex 34°C 21°C
Sáb 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras