
A professora Ana Cely Rodrigues Athayde, do Campus da UFCG, em Patos-PB, disse durante entrevista no jornal Notícias da Manhã, desta segunda, 14, apresentado pelos jornalistas Misael Nóbrega e Célio Martinez na Rádio Espinharas FM de Patos, 97,9, que será candidata a deputado estadual nas eleições de 2022.
Ana Célia, queatualmente é filiada ao PSC, disse que integra o movimento nacional de mobilização em favor da educação, ciência, tecnologia e inovação nas universidades e institutos federais do país, que está desenvolvendo a construção de candidaturas a Câmara Federal e as Assembleias Legislatitas e a Assembleia Distrital-DF, em todo o país, para conseguir sua representatividade no campo político a partir de 2023.
"O nome da professora Ana Célia está a disposição de Patos e da região. Em janeiro nós criamos um movimento pela educação, educação, ciência, tecnologia e inovação nas universidades e institutos federais do país, composto por reitores, reitoras, ex-reitores e ex-reitoras, pró-reitores e reitoras, sindicatos, para fazer um grande movimento de construir uma grande bancada federal e estadual", explicou Ana Célia.
Segundo ela, o movimento pretende reunir não só os representantes do meio acadêmico, mas entidades e instituições que possam contribuir com bandeiras de luta do campo educacional acadêmico e também social, com o objetivo de apresentar propostas que possam mudar o perfil político do país.
Ela acrescentou que ainda não tem definido o seu projeto de filiação partidária, mas algumas conversações estão em andamento no estado visando uma tomada de decisão.
O movimento, segundo Ana Célia, vem sendo construído na Paraíba, mas já está em fase mais adiantada em outros estados do país.
SOBRE O MOVIMENTO
O movimento é uma reação ao corte de recursos e ataques à ciência e ao meio acadêmico, ex-reitores de universidades e institutos federais do País iniciaram mobilização para lançar candidaturas e garantir apoios a representantes da educação no Congresso Nacional e legislativos estaduais. Já são 9 nomes dispostos a encarar as eleições deste ano, mas a intenção do grupo é chegar a pelo menos 15.
Os educadores realizaram no dia 27/01 o 1º Painel “Eleições 2022 e no dia 10/02 2º Painel “Eleições 2022 e a defesa da Educação, Ciência, Tecnologia & Inovação”, com debate sobre bandeiras para a campanha eleitoral deste ano. O plano é fazer outros paineis e debates nas próximas semanas.
Os pré-candidatos integram partidos da esquerda - PT, PSB, PDT e PCdoB - ou ainda não fecharam filiação.
O “subfinanciamento” no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o que mais pesou para a mobilização. No Orçamento da União para este ano, o presidente cortou quase R$ 740 milhões do Ministério da Educação (MEC) e sem contar os dos anos anteriores.
Além dos pré-candidatos, faz parte da estratégia aglutinar vozes de peso da ciência e da educação, como os ex-ministros da Educação Renato Janine - atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) - e Fernando Haddad, o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende, entre outros.
Recursos para as universidades e para a pesquisa, mudanças na lista tríplice para reitor e assistência estudantil estão entre as bandeiras dos pré-candidatos que representam a educação.
Em contato com “grandes nomes nacionais da educação”, as respostas são entusiasmadas sobre a mobilização.
“Os íntegrantes da mobilização tem uma respeitabilidade, uma visibilidade nas suas comunidades e na população ”.
Além das lideranças nacionais e dos pré-candidatos, os painéis têm convites para sindicatos ligados às universidades e aos institutos técnicos.
É preciso que as pessoas da educação e da ciência se envolvam e comecem a considerar a possibilidade de ter um/uma representante genuíno/a.
Precisamos mobilizar candidatos, mas muito mais mobilizar eleitores. Para que entrem em campanha.
Texto a partir de uma entrevista do Professor Edward Madureira, uma das lideranças do movimento nacional e ex-Reitor da UFG à jornalista Fabiana Pulcineli.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Áudio de Misael Nóbrega, Rádio Universidade FM
Posicionamento Efraim Filho critica PEC da Blindagem, mas declara apoio ao PL da Anistia
Protestos Esquerda vai às ruas em Patos, João Pessoa e diversas cidades do Brasil contra anistia e PEC da Blindagem
Eleições 2026 Oposição na Paraíba se articula para 2026 em encontro com Efraim, Ruy e Pedro Cunha Lima
PEC da Blindagem Alessandro Vieira será relator da PEC da Blindagem no Senado: ‘Relatório será pela rejeição’, diz
Tensão PL da Dosimetria contraria da oposição à base e amplia tensão no Congresso
Voltaram atrás Após repercussão negativa, deputados se desculpam por votarem a favor da PEC da Blindagem
Santa Cruz-PB TJPB recebe denúncia contra ex-prefeito sertanejo, que se torna réu por desvio de recursos e contratações ilegais
AIJE Ministério Público Eleitoral aponta possível fraude à cota de gênero em Condado e pede cassação de mandatos de vereadores do PDT
PEC da Blindagem Ministro Toffoli dá prazo de 10 dias para Câmara explicar tramitação da PEC da Blindagem Mín. 21° Máx. 34°