
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de afastamento do ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira. A solicitação do magistrado se refere a uma requisição feita ao STF pelo deputado federal Marcelo Calero (PSD-RJ). O prazo de resposta é de cinco dias.
O pedido de Calero ocorre no âmbito do inquérito das supostas milícias digitais. No documento, o parlamentar diz ter mostrado “diversas manifestações” em que Nogueira põe em dúvida o processo eleitoral brasileiro. Isso inclui notas da Defesa que mostravam as inconsistências nas urnas e as fraudes nas eleições.
Calero argumenta que a permanência do ministro no cargo que ocupa “põe em risco a ordem constitucional e o Estado Democrático de Direito”. O deputado diz ainda que Nogueira atenta contra a integridade física dos brasileiros, que seriam “incentivados quase que involuntariamente” a apoiar a ruptura constitucional.
O Inquérito 4.874 foi instaurado por supostos indícios e provas da existência de uma “organização criminosa”, com forte atuação digital, que “se articularia em diversos núcleos”. O grupo teria o objetivo de “atentar contra a democracia e o Estado Democrático de Direito”.
Mais cedo, um grupo de advogados protocolou no STF outro pedido de afastamento de Nogueira. Os profissionais alegam que o ministro cometeu crime de responsabilidade ao divulgar a nota da Defesa que informou ter encontrado fragilidades no sistema eleitoral.
Revista Oeste
Paulo Sérgio Nogueira (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)
Eleições 2026 Pesquisa DataDucks/Patos Online vai revelar a opinião dos patoenses sobre as eleições de 2026 e a atuação dos agentes públicos
Suspensão TJPB suspende lei que autorizava entrada de alimentos em cinemas e shows na Paraíba
Coação STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação
Redução Donald Trump reduz tarifas que atingem café, carne bovina e frutas
Reconhecimento Através de proposição da vereadora Brenna Nóbrega, Câmara de Patos concede voto de aplausos a policiais por prisão em flagrante
TURISMO Cacimba de Areia recebe o certificado e agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro
Agenda Vereador Junior Contigo participa da inauguração do CEI Alzira Morais da Nóbrega em Patos
Polêmica Deputado Eduardo Carneiro propõe revogação de lei que libera entrada de alimentos e bebidas em cina, parques e eventos na Paraíba
INSS PF prende ex-presidente do INSS e faz buscas contra deputado e ex-ministro Mín. 22° Máx. 36°