
Os consumidores de arroz podem sentir no bolso o impacto da seca que atinge o Rio Grande do Sul, maior produtor do grão no Brasil. Diante da falta de chuvas na região, os estoques do produto podem ficar abaixo do esperado para o segundo semestre de 2023, o que pode levar a um aumento no preço do alimento.
Em entrevista ao programa Revista dos Municípios Podcast, apresentado pelo jornalista Marcos Oliveira e transmitido pela Rádio Espinharas FM e pelas plataformas digitais do Patosonline.com, o atual diretor executivo da Conab, Lenildo Morais, explicou a situação.
Segundo Lenildo, a safra de arroz no Rio Grande do Sul está sendo prejudicada pela falta de chuvas, o que afeta o desenvolvimento das lavouras. Além disso, o país não possui um estoque regulador do produto para lidar com possíveis problemas na produção.
Nos últimos 5 anos, segundo Lenildo, o Brasil teria focado na exportação de produtos commodities como soja e algodão, e acabou deixando de lado o estoque de produtos como arroz, feijão e milho. Sendo assim, "Não há mais um grão de estoque regulador nos últimos 5 anos", disse Lenildo.
Ainda conforme Lenildo, o papel do atual governo é buscar retomar o estoque de produtos nos armazéns para que possam manter o controle.
Por Pabhlo Rhuan - Patosonline.com
TAXAÇÃO “Taxa das blusinhas” rendeu R$ 8,2 bilhões ao governo em dois anos
CÂMARA MUNICIPAL Vereadores discutem trânsito, infraestrutura e ações sociais durante sessão na Câmara de Patos
PRONUNCIAMENTO Em vídeo, Flávio Bolsonaro rebate acusações sobre diálogo com Vorcaro e defende instalação da CPI do Master
PRIMEIRA INFÂNCIA Mãe d’Água Certificada no Pacto da Primeira Infância com nota muito alta de 91,67
VORCARO Site revela pagamento de R$ 61 milhões de Vorcaro para filme de Bolsonaro; áudio mostra cobrança de Flávio ao banqueiro
POLÍTICA Perla Gadelha rebate acusações de intolerância religiosa e relata constrangimento sofrido na CCJ Mín. 21° Máx. 32°