O Tribunal Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) manteve multa de R$ 35 mil ao prefeito do município de Desterro, na região de Patos, Valtécio de Almeida Justo (Republicanos), conhecido popularmente como “Sinhô’. A multa é oriunda da sentença do Juiz da 30ª Zona Eleitoral da Paraíba, que já havia aplicado a penalidade em primeira instância.
O fato que gerou a aplicação da multa foi em decorrência de uma motociata e uma live ocorridas em agosto de 2020.
Conforme relatos no processo, a realização da live teria levado a uma grande concentração de pessoas no entorno do local onde foi feito o evento, com carros de som tocando jingle político e queima de fogos de artifícios. Já na carreata, correligionários do prefeito também teriam gerado aglomeração de pessoas o que era proibido à época por conta da pandemia da covid-19.
O prefeito Valtécio de Almeida recorreu da decisão do Juiz da 30ª Zona Eleitoral, alegando que não foi o responsável por qualquer transgressão à lei, pois não praticou as condutas descritas na decisão do Juiz da 30ª Zona Eleitoral. Ele argumentou que não poderia controlar o povo e não poderia ser responsabilizado por atos de terceiros.
Nesta sexta-feira, 12 de maio, o Patosonline.com fez contato com o prefeito Valtécio que disse que ainda não foi notificado da decisão. Ele disse que respeita a decisão do TRE-PB, porém não concorda e pro isso assim que for notificado irá recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral - TSE.
Patosonline.com
Mín. 22° Máx. 37°