Quarta, 27 de Novembro de 2024
UNIFIP
Banner Clima Sublime
Banner Dr Romulo
Banner Dra Rhaissa
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Topazio Tintas
Política Politica

Advogado diz que decisão judicial pode levar à perda automática do mandato de Patrian, condenado por calúnia em Patos

O advogado explicou que a perda automática do mandato está prevista no artigo 15, inciso III, da Constituição Federal, que estabelece as hipóteses de perda do cargo eletivo

29/06/2023 às 09h14
Por: PATOS ONLINE Fonte: Patosonline.com
Compartilhe:
Advogado diz que decisão judicial pode levar à perda automática do mandato de Patrian, condenado por calúnia em Patos

O advogado Alexandre Nunes concedeu uma entrevista nesta quinta-feira, dia 29 de junho, durante o programa Notícias da Manhã, transmitido pela Rádio Espinharas FM, em que comentou sobre a decisão do juiz de Direito Bruno Medrado dos Santos, da Vara Mista da Comarca de Patos. O juiz condenou o vereador Patrian Júnior (PSDC) pelo crime de calúnia contra o secretário de Serviços Públicos de Patos, Josimar Azevedo Barbosa.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Segundo o advogado, a pena para o crime de calúnia varia de seis meses a dois anos de detenção, além de multa. No entanto, Alexandre Nunes destacou um ponto importante em relação ao mandato do vereador condenado. De acordo com ele, nesse caso específico, é possível que ocorra a perda automática do mandato, sem que seja necessário passar pela apreciação da Câmara Municipal de Patos.

O advogado explicou que a perda automática do mandato está prevista no artigo 15, inciso III, da Constituição Federal, que estabelece as hipóteses de perda do cargo eletivo. Conforme a interpretação de Alexandre Nunes, a condenação por crime de calúnia, que é considerado um crime contra a honra, pode se encaixar nesse dispositivo constitucional.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Caso a perda do mandato seja efetivada de forma automática, o vereador Patrian Júnior teria que deixar o cargo imediatamente, sem necessidade de um processo de cassação na Câmara Municipal. No entanto, é importante ressaltar que a decisão final sobre a perda do mandato cabe ao Poder Judiciário, que analisará os aspectos legais do caso.

Na tarde de ontem, quarta-feira, a redação do Patosonline.com procurou o vereador para saber a versão dele sobre o fato. Patrian disse que não foi notificado pela justiça, o que se sabe é pelos blogs da cidade, mas que já acionou o seu jurídico para tomar conhecimento do caso. O parlamentar ainda disse que está tranquilo. “Se eu fui condenado, foi defendendo a cidade de Patos e foi exatamente isso que eu prometi quando visitei as casas das pessoas”, disse Patrian

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

Acompanhe a entrevista completa de Alexandre Nunes sobre o caso e ouça os detalhes da decisão judicial.

Advogado Alexandre Nunes - Áudio: Notícias da Manhã/Rádio Espinharas FM

Patosonline.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 23h06 - Fonte: ClimaTempo
26°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 37°

Qui 37°C 22°C
Sex 38°C 23°C
Sáb 37°C 24°C
Dom 37°C 23°C
Seg °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras