
Durante solenidade com a Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, na tarde desta quarta-feira, 5, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, assinou o termo de compromisso para a construção da Casa da Mulher Brasileira, na cidade de Patos, que atenderá não só o município, mas todo o Sertão paraibano.
Conforme explicou Nabor, a construção da Casa da Mulher Brasileira vai ampliar o trabalho de acompanhamento e conscientização que a prefeitura de Patos já realiza com as mulheres vítimas de violência, por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM).
“Chegando a Casa da Mulher Brasileira nós vamos ampliar essa assistência, principalmente, assistência jurídica e na área de saúde com o acompanhamento psicológico para que essas mulheres a cada dia possam ter a consciência de que elas terão apoio necessário para denunciar ou para que se possa tomar providência em qualquer tipo de violência que ela esteja sendo submetida”, explicou.
Nabor disse ainda que com o aumento dos casos de feminicídio é preciso unir forças entre o Governo Federal, Governo do Estado, Governo Municipal e a sociedade para se ter um combate efetivo de qualquer tipo de violência contra a mulher.
De acordo com a Ministra Cida Gonçalves, o investimento para a construção e equipamentos da Casa da Mulher Brasileira será em torno de R$ 7 milhões e conta com esforços das três esferas governamentais: Federal, Estadual e Municipal. Ela é a principal ação do Programa Mulher, Viver sem Violência desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Consiste num centro de atendimento humanizado e especializado no atendimento à mulher em situação de violência doméstica, reunindo em um mesmo espaço Juizado Especial voltado para o atendimento a mulher; Núcleo Especializado da Promotoria, Núcleo Especializado da Defensoria Pública, Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher, Alojamento de passagem, Brinquedoteca, Apoio psicossocial, e Capacitação para a sua autonomia econômica.
Para a Secretária Executiva da Mulher de Patos, Brígida Emanuelli, “é com alegria que nós participamos desse momento importante para a nossa cidade de Patos, representando todas as mulheres patoenses nessa assinatura do convênio da Casa da Mulher Brasileira, ao lado do prefeito Nabor, ao lado da deputada Francisca Motta. Então, com responsabilidade, compromisso, com respeito a todas as mulheres violentadas, nós vamos sim, estamos sim com esse compromisso de o mais rápido possível começar essa obra, começar com responsabilidade e com respeito para que a Ministra como disse em sua fala, inaugure essa casa em Patos”.
A solenidade aconteceu no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, e contou com a presença do governador João Azevêdo, deputados estaduais, secretários e secretárias estaduais e municipais, prefeitos e demais autoridades.
Por Coordecom



TURISMO Cacimba de Areia recebe o certificado e agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro
Agenda Vereador Junior Contigo participa da inauguração do CEI Alzira Morais da Nóbrega em Patos
Polêmica Deputado Eduardo Carneiro propõe revogação de lei que libera entrada de alimentos e bebidas em cina, parques e eventos na Paraíba
INSS PF prende ex-presidente do INSS e faz buscas contra deputado e ex-ministro
Operação da PF INSS: ex-ministro de Bolsonaro é alvo da PF e usará tornozeleira
Invasão Manifestantes invadem a COP30 e entram em confronto com seguranças
Entrada liberada Lei proíbe cinemas, teatros, estádios, arenas de shows e parques da Paraíba de barrar entrada de consumidores com alimentos comprados fora
Feminicídio Francisca Motta repudia caso brutal de feminicídio em Patos e cobra mais proteção às mulheres paraibanas
Problemas internos Sargento Neto faz críticas a volta de Nilvan Ferreira ao PL Mín. 22° Máx. 36°