O ministro João Batista Moreira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), deferiu um pedido de liminar e revogou a prisão preventiva de Maxwell Brian Soares de Lacerda, um dos presos na operação "Festa do Terreiro", que teve como objetivo combater fraudes e desvio de recursos na Prefeitura de São Mamede, no Sertão paraibano.
O magistrado impôs uma série de medidas cautelares ao acusado, que incluem a proibição de manter contato com outros suspeitos da organização criminosa, a proibição de acesso físico aos imóveis públicos municipais de São Mamede, exceto em circunstâncias médicas específicas, a proibição de exercer atividades relacionadas a licitações com o município, a comunicação prévia sobre qualquer mudança de endereço, o comparecimento a todos os atos processuais e perante a autoridade judiciária competente.
O desembargador, em sua decisão, seguiu o parecer do Ministério Público, enfatizando que a substituição da prisão preventiva é possível e imperiosa. Essa decisão foi tomada considerando a condição de saúde do acusado. Maxwell Brian Soares de Lacerda está em tratamento de câncer de pulmão, diagnosticado no ano de 2020. Ele teve 75% de seu pulmão direito extraído e, a cada seis meses, retorna ao médico especialista na cidade de São Paulo para acompanhamentos médicos.
De acordo com a ação apresentada pela defesa, cerca de um mês após sua prisão, devido às condições insalubres da unidade prisional, o acusado apresentou um quadro de adoecimento respiratório, com tosse seca, febre e dor torácica. Os registros do prontuário médico prisional comprovam que o paciente teve inflamação pulmonar após a prisão. Diante de seu advertido quadro de saúde, a aplicação da previsão legal de substituição da prisão preventiva pela domiciliar se tornou necessária.
Patosonline.com
Texto produzido com base em informações divulgadas pelo maispb
Imagem arquivos
DINHEIRO DO POVO Reajuste de servidores do Congresso terá impacto de R$ 790,4 milhões em 2026
Cota de Gênero Parecer do Ministério Público Eleitoral aponta fraude à cota de gênero em candidatura de Matureia
IF Sertão “Marco histórico para o desenvolvimento regional”, destaca Francisca Motta sobre a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano
Eleições 2026 Pesquisa Seta/Polêmica mostra avanço de Cicinho Lima na disputa pela ALPB em 2026
Educação Superior Hugo Motta defende criação de Universidade Federal do Sertão da Paraíba após aprovação do IF Sertão
Eleições 2026 Dr. Jarques Lúcio destaca apoio de Érico Djan e reforça pré-candidatura à Assembleia Legislativa: “União de forças em defesa do Sertão”
EDUCAÇÃO Encontro intersetorial de Secretarias, marca início das atividades para a Educação e Saúde de Cacimba de Areia
AUMENTO Congresso aprova reajuste e ganho extrateto a servidores; salários poderão chegar a R$ 77 mil
Caso Master Hugo Motta diz que CPI do Master respeitará fila de pedidos da Câmara Mín. 24° Máx. 33°