
Na manhã desta quarta-feira (22), a Polícia Federal deflagrou a Operação Lioz, visando combater a extração ilegal de minérios, usurpação de matérias-primas da União, uso de documentos falsos e crimes ambientais no município de Várzea, no Sertão da Paraíba. A ação teve como alvo uma empresa de mineração de propriedade de um cidadão português.
Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas sedes da empresa, de acordo com determinações da 14ª Vara Federal de Patos/PB. A investigação revelou que o empresário português estava envolvido em extração e beneficiamento ilícitos de calcário na região do sertão paraibano.
A empresa em questão realizava a extração de calcário sem autorização dos órgãos estatais, usurpando matéria-prima pertencente à União e causando considerável impacto ambiental. Conforme dados da Agência Nacional de Mineração, mais de 50 toneladas do minério foram extraídas, avaliadas em aproximadamente 750 mil reais.
O Juízo Federal determinou a quebra do sigilo telemático do investigado, além do bloqueio de valores e sequestro de bens, com o objetivo de recompor o prejuízo causado aos cofres públicos e reparar os danos ao meio ambiente.


A operação recebeu o nome de "Lioz", em referência a um tipo valioso de calcário encontrado somente em Portugal. Essa pedra é amplamente utilizada na construção de monumentos, palácios e mosteiros em território português. A escolha do nome ressalta a relevância do material explorado ilegalmente na operação desencadeada hoje pela Polícia Federal na Paraíba.
Patosonline.com
Com informações do MaisPB
Prisão Operação Parabellum: Polícia Civil prende homem de 33 anos em Passagem e apreende espingarda calibre 12
Importunação sexual Homem é conduzido à delegacia suspeito de importunação sexual no município de Malta
Planejamento Polícia Militar participa de reunião de planejamento da 1ª edição do Sol Folia, em Patos
Susto Caminhão desgovernado provoca série de colisões e destrói moto em João Pessoa
Curso de Formação Polícia Civil da Paraíba divulga 3ª convocação para matrícula da 4ª turma do Curso de Formação
Prisão Homem é preso em flagrante por descumprir medida protetiva e perseguir ex-companheira em Patos
Arrombamento Sede de associação que apoia pacientes com câncer é alvo de novo arrombamento em Patos; criminosos agiram pelo telhado
Homem desaparecido Família procura por homem natural de Desterro desaparecido há mais de 10 dias
Acidente Colisão entre carro e moto é registrada em cruzamento no Centro de Patos; veja o vídeo Mín. 22° Máx. 36°