Uma reportagem recente do jornal Estadão trouxe à tona a possibilidade de o deputado federal paraibano Hugo Motta, atual líder do Republicanos, entrar na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. O nome de Motta aparece como um dos candidatos que "correm por fora" na sucessão do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
A matéria destaca que os três principais nomes na corrida são Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil; Antonio Brito (BA), líder do PSD; e Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos. Além desses, outros nomes que podem surpreender na disputa incluem Hugo Motta (PB), Isnaldo Bulhões (AL), líder do MDB; e Dr. Luizinho (RJ), líder do PP.
Elmar Nascimento, considerado o favorito de Lira, enfrenta resistência dentro do PT devido a conflitos passados com o partido na Bahia. Em ocasiões anteriores, Elmar referiu-se ao PT como uma “organização criminosa” e chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “ladrão”, o que complica seu apoio entre os petistas.
José Guimarães (PT-CE), líder do governo, ressaltou que a prioridade do PT será manter a parceria com o Executivo e o compromisso com as pautas de interesse nacional, especialmente na área econômica. Ele também afirmou que os presidentes de partidos terão um papel significativo na eleição para a presidência da Câmara, mas descartou qualquer anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro como parte das negociações.
Guimarães também frisou que, de acordo com o acordo entre os três Poderes, todas as emendas de comissão e de bancada estadual devem ser direcionadas para obras estruturantes do governo.
Com a disputa ainda em seus primeiros estágios, o nome de Hugo Motta ganha força como uma alternativa viável, dependendo dos desdobramentos políticos nas próximas semanas.
Veja detalhes:
Por Patos Online
Com PB Agora/Estadão
Mín. 19° Máx. 34°