A seca que tem atingido o Nordeste brasileiro nos últimos meses vem deixando marcas profundas em várias localidades do Sertão. Em Quixaba-PB, a situação já impacta substancialmente a população, principalmente da zona rural.
Embora a área urbana do município seja atendida pelo sistema adutor Coremas-Sabugi, as comunidades rurais dependem do abastecimento via carros-pipa, especialmente por meio da operação realizada pelo Exército com recursos federais.
Um dos principais mananciais usados para essa distribuição, localizado às margens da rodovia estadual que liga a Patos, próximo à entrada da cidade, está praticamente seco desde o final de 2024. Apenas pequenos bolsões de água são visíveis, mas a qualidade não é mais adequada para o consumo humano.
Lidiane Silva, uma internauta que enviou imagens ao Patos Online, destacou que o Exército abastecia os sítios, mas os pipeiros enfrentam dificuldades, pois os reservatórios estão esgotados e, em muitos casos, apenas água salgada de poços artesianos está disponível.
"Nos sítios era abastecido pelo Exército, mas agora tá tendo dificuldade porque os reservatórios estão secando. A maioria das águas para os sítios é salgada. Esse açude ajuda muito quando está cheio. A última vez que sangrou foi em 2009 e nunca secou", relatou Lidiane.
Quixaba está entre os 115 municípios paraibanos que tiveram situação de emergência decretada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O decreto, publicado em agosto de 2024, reconheceu os danos causados pela estiagem.
Contudo, segundo relatório da rádio CBN Paraíba, apenas quatro municípios da Paraíba — Alcantil, Junco do Seridó, Barra de Santa Rosa e Pedra Lavrada — receberam recursos do Governo Federal para enfrentar a situação.
Com a chegada da estação chuvosa, a esperança dos moradores de Quixaba e de outras localidades do Sertão é por um bom período de chuvas que reabasteça os mananciais e traga alívio para a região.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Mín. 24° Máx. 35°