Segunda, 14 de Julho de 2025
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner JC Motos
Banner Prime Veiculos
Banner Psique
Banner Dr Romulo
Regional Seca

Estiagem: Açude de Quixaba-PB, que servia de apoio ao abastecimento, está praticamente seco

O açude, localizado às margens da rodovia estadual que liga a Patos, próximo à entrada da cidade, está praticamente seco desde o final de 2024. Apenas pequenos bolsões de água são visíveis, mas a qualidade não é mais adequada para o consumo humano.

10/01/2025 às 10h00 Atualizada em 10/01/2025 às 22h56
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Fotos: Lidiane Silva
Fotos: Lidiane Silva

A seca que tem atingido o Nordeste brasileiro nos últimos meses vem deixando marcas profundas em várias localidades do Sertão. Em Quixaba-PB, a situação já impacta substancialmente a população, principalmente da zona rural. 

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Embora a área urbana do município seja atendida pelo sistema adutor Coremas-Sabugi, as comunidades rurais dependem do abastecimento via carros-pipa, especialmente por meio da operação realizada pelo Exército com recursos federais.

Um dos principais mananciais usados para essa distribuição, localizado às margens da rodovia estadual que liga a Patos, próximo à entrada da cidade, está praticamente seco desde o final de 2024. Apenas pequenos bolsões de água são visíveis, mas a qualidade não é mais adequada para o consumo humano.

Lidiane Silva, uma internauta que enviou imagens ao Patos Online, destacou que o Exército abastecia os sítios, mas os pipeiros enfrentam dificuldades, pois os reservatórios estão esgotados e, em muitos casos, apenas água salgada de poços artesianos está disponível.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

"Nos sítios era abastecido pelo Exército, mas agora tá tendo dificuldade porque os reservatórios estão secando. A maioria das águas para os sítios é salgada. Esse açude ajuda muito quando está cheio. A última vez que sangrou foi em 2009 e nunca secou", relatou Lidiane.

 

 

Situação de emergência decretada

Quixaba está entre os 115 municípios paraibanos que tiveram situação de emergência decretada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O decreto, publicado em agosto de 2024, reconheceu os danos causados pela estiagem.

Continua após a publicidade
Banner AudioSonic

Contudo, segundo relatório da rádio CBN Paraíba, apenas quatro municípios da Paraíba — Alcantil, Junco do Seridó, Barra de Santa Rosa e Pedra Lavrada — receberam recursos do Governo Federal para enfrentar a situação.

Com a chegada da estação chuvosa, a esperança dos moradores de Quixaba e de outras localidades do Sertão é por um bom período de chuvas que reabasteça os mananciais e traga alívio para a região.

 

Por Felipe Vilar - Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Quixaba - PB
Quixaba - PB
Sobre o município Quixaba é um município no estado da Paraíba, integrante da Região Metropolitana de Patos. Com uma população de aproximadamente 1.964 habitantes e uma área total de 116,946 km², Quixaba é conhecida pela sua origem ligada a duas fazendas pioneiras no início do século XX. A economia local históricamente se beneficiou da produção de algodão. A cidade possui um clima semiárido, típico do sertão nordestino.
Patos, PB Atualizado às 17h06 - Fonte: ClimaTempo
29°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 34°

Ter 34°C 19°C
Qua 33°C 19°C
Qui 32°C 22°C
Sex 34°C 19°C
Sáb 34°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras