
A Prefeitura de Patos-PB publicou, na última segunda-feira (27), o Decreto Municipal nº 07/2025, que estabelece estado de urgência diante da necessidade iminente de manutenção dos serviços essenciais no município. A medida foi adotada devido à suspensão de processos seletivos que garantiriam a contratação de profissionais para programas municipais e federais temporários.
A decisão leva em consideração o Pacto de Adequação de Conduta Técnico Operacional 2024 – PACTO TCEPB, firmado entre a Prefeitura e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), bem como a obrigatoriedade de cumprimento do Plano de Ação enviado ao órgão fiscalizador. Além disso, a prefeitura destaca o impacto de decisões judiciais que suspenderam os processos seletivos simplificados de números 02/2024, 03/2024 e 04/2024, que visavam a contratação temporária de servidores.
O decreto ressalta que a falta de profissionais coloca em risco a continuidade de programas como:
Segundo o documento, a paralisação desses programas poderia resultar no descredenciamento de serviços perante o Ministério da Saúde, afetando diretamente a população e comprometendo o atendimento em áreas fundamentais como saúde, educação e desenvolvimento social.
Diante da urgência da situação, o decreto autoriza a contratação excepcional e temporária de profissionais pelo prazo de 90 dias, sem necessidade de processo seletivo, desde que sejam analisadas a qualificação técnica e a experiência profissional dos candidatos por meio de análise curricular.
Além disso, a prefeitura estabeleceu um prazo de 90 dias para a realização de novos processos seletivos simplificados, garantindo que os programas essenciais não sejam interrompidos.
Outro ponto destacado pelo decreto é a iminência do início do ano letivo, que exige a manutenção do Programa Meta Aprender para assegurar o padrão de ensino no município.
Confira abaixo o decreto publicado no Diário Oficial do Município:
Clique aqui para ver o documento "1738097710.pdf"
Por Patos Online
Posicionamento Nabor descarta intenção de buscar o apoio de Cícero Lucena para o pleito de 2026
Conscientização Secretaria de Meio Ambiente de Matureia lança o Projeto Cidade Limpa
Eleições 2026 Nabor Wanderley amplia força política e recebe apoios de Jane e Emerson Panta, em Santa Rita
Nova Emenda Vereadora Tide Eduardo destaca aprovação de lei que permite a vereadores assumirem cargos no Governo do Estado sem perder o mandato
Falta de Vascular Vereador Galeguinho da Van cobra presença de médico angiologista para atender paciente no Frei Damião, em Patos
Convênio Prefeitura de Cacimba de Areia firma convênio com o UNIFIP para estágio de universitários no município
Eleições 2026 No Brejo, 13 prefeitos anunciam apoio à pré-candidatura de Nabor Wanderley ao Senado Federal
Baixa Umidade Inmet emite alerta de perigo para clima extremamente seco em Patos e outras cidades da Paraíba
Análise “Voto volátil” deve definir as eleições de 2026, analisa Eryvelton Lima, do Instituto Data Ducks Mín. 23° Máx. 37°