
O Crédito do Trabalhador entrou em vigor na última sexta-feira (21), ampliando o acesso ao empréstimo consignado para cerca de 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada no Brasil. A modalidade, já praticada há décadas para servidores públicos e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), agora também está disponível para trabalhadores do regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), incluindo empregados domésticos, rurais e microempreendedores individuais (MEI).
A advogada Maitê Ruffo alertou sobre a necessidade de cautela ao solicitar esse tipo de empréstimo, destacando um ponto crítico: a forma de quitação da dívida em caso de demissão. Segundo ela, caso o trabalhador perca o emprego, a instituição financeira pode exigir o pagamento integral da dívida de uma só vez.
“Se o trabalhador fez o empréstimo e foi demitido, o desconto em folha será interrompido automaticamente. Como a garantia do pagamento é o salário, ao perder o emprego, o desconto não pode mais ser realizado. No entanto, a dívida permanece e o contrato pode prever o vencimento antecipado, permitindo que o banco cobre o saldo total de imediato”, explicou Ruffo.
A jurista acrescentou que, embora a dívida não seja descontada diretamente da rescisão, o banco continuará cobrando o valor devido. “O garantidor desse crédito é o FGTS. Se o trabalhador for demitido, o banco pode descontar parte da dívida das verbas rescisórias, dentro do limite legal de 10% do saldo do FGTS e 100% da multa rescisória. Se esses valores forem insuficientes, a cobrança segue normalmente, podendo impactar o histórico de crédito e sujar o nome do ex-funcionário”, alertou.
De acordo com informações da Agência Brasil, caso o montante descontado na rescisão não seja suficiente para quitar a dívida, o pagamento das parcelas é interrompido e só será retomado se o trabalhador conseguir um novo emprego com carteira assinada. Nesse caso, as prestações serão corrigidas e o trabalhador poderá negociar uma nova forma de pagamento diretamente com o banco.
Diante desse cenário, especialistas recomendam que os trabalhadores avaliem com atenção os riscos antes de contratar o empréstimo consignado, considerando sua estabilidade no emprego e a possibilidade de demissão.
Patosonline.com
Texto produzido com base em informações divulgadas pelo PB Agora
Transtornos Caminhão com retroescavadeira provoca queda de fiação e deixa parte de Matureia sem energia e internet nesta quarta-feira (7)
Situação crítica Paraíba registra aumento de 60% no número de reservatórios em situação crítica, aponta Aesa
Mega da Virada Apostador da Paraíba ainda não resgatou prêmio da Mega da Virada, confirma Caixa
Raiva humana Homem que estava internado com raiva humana morre em Campina Grande
LANÇAMENTO Padre Fabrício Dias lança “Uma palavra de amor para cada dia” em Patos
Ação rápida Equipe do SAMU de Uiraúna realiza parto de bebê prematuro em ambulância e salva a vida de recém-nascido
Concurso público Paraíba tem 603 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 14 mil
Curiosidade Bomba que pode ter sido da 1ª ou 2ª Guerra Mundial é achada em sítio na Grande João Pessoa
Baixa Umidade Patos e várias cidades do Sertão entram novamente em alerta do Inmet por baixa umidade neste domingo (4) Mín. 22° Máx. 36°