
A professora e economista Roberta Trindade explicou, em participação no jornal Espinharas Notícias, da Rádio Espinharas, os efeitos da reduflação, que ocorre quando as empresas reduzem o tamanho dos produtos ou o número de unidades nas embalagens para evitar o aumento de preços.
De acordo com Roberta, a reduflação é uma prática considerada normal, desde que realizada de forma transparente — o que impede que o procedimento seja caracterizado como abusivo, por tratar-se de um ajuste no preço do produto, mantendo a margem de lucro dos comerciantes em relação ao valor de venda.
“Se o consumidor reclamar, notar ou perguntar, a empresa tem que ser transparente, em vez de dizer que não houve modificação, porque é a transparência do mercado que vai tornar a prática natural. Só para dar um exemplo fácil de compreender: se pesar 800 gramas de carne e vender como se fosse 1 quilo, isso é erro do mercado, está enganando o consumidor — e essa prática de enganar é considerada abusiva”, explicou a economista.
Roberta Trindade acrescentou que a reduflação permite aos comerciantes vender o produto mantendo o preço por mais tempo, ajustando o item ao valor praticado no mercado e à margem de lucro obtida no processo de venda.
Ela considerou o processo como uma forma natural de manter o produto no mesmo preço por um período mais prolongado, evitando a comercialização com preços defasados e prejuízos para o comerciante.
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal Mín. 23° Máx. 37°