Domingo, 31 de Agosto de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Psique
Banner Dr Luiz Severo
Banner Dr Romulo
Banner Prime Veiculos
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Política Proteção Infantil

Câmara de Patos aprova projeto que proíbe músicas, vídeos e coreografias com conteúdo impróprio nas escolas públicas e privadas

Proposta do vereador Josmá visa proteger crianças da erotização precoce e reforçar valores do Estatuto da Criança e do Adolescente

14/06/2025 às 07h00 Atualizada em 14/06/2025 às 11h38
Por: Girleide Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Felipe Vilar/Patosonline.com
Foto: Felipe Vilar/Patosonline.com

A Câmara Municipal de Patos aprovou, em sessão na quinta-feira (12), um projeto de lei que proíbe a execução de músicas, vídeos e coreografias com conteúdo considerado impróprio nas escolas públicas e privadas do município. A proposta, de autoria do vereador Josmá Oliveira (MDB), busca proteger crianças e adolescentes de conteúdos que, segundo ele, promovem a erotização precoce e ferem os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Durante a discussão do projeto, Josmá utilizou seu tempo na tribuna para defender a importância da medida. Ele alertou sobre a presença crescente de músicas e coreografias que sexualizam crianças, especialmente nas redes sociais e em eventos escolares. Para o parlamentar, o conteúdo impróprio pode abrir portas para a exploração infantil e até para o abuso por parte de pedófilos.

"Esse conteúdo impróprio são aquelas músicas que vilipendiam o ECA, que expõem e sexualizam a criança. Estudos comprovam que a exploração da sexualidade de forma prematura pode causar danos sérios", afirmou Josmá. Ele destacou ainda que a iniciativa não tem relação com o ensino técnico sobre reprodução humana, previsto nas disciplinas escolares, mas sim com a exposição inadequada de crianças a conteúdos de conotação sexual.

O projeto de lei também chama atenção para o papel das famílias e da comunidade escolar na formação das crianças. Josmá ressaltou que nem todas as famílias têm estrutura suficiente para lidar com esse tipo de exposição e que é dever do poder público criar mecanismos de proteção.

Continua após a publicidade
Banner Dra Nadjanine

A proposta aprovada ainda precisa ser sancionada pelo Executivo para entrar em vigor. Caso se torne lei, escolas públicas e privadas de Patos deverão seguir normas mais rígidas quanto ao tipo de material artístico e audiovisual apresentado aos alunos, sob pena de sanções administrativas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 06h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Seg 35°C 22°C
Ter 34°C 20°C
Qua 35°C 21°C
Qui 30°C 21°C
Sex 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras