A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) de Patos, deflagrou nesta quinta-feira (24) a terceira fase da Operação BR-230, que visa desarticular organizações criminosas especializadas em roubos e furtos de cargas com atuação entre os estados da Paraíba e Pernambuco.
A ação foi realizada com o apoio da Polícia Civil de Pernambuco, através da Delegacia de Olinda, e da Unidade de Inteligência da Polícia Civil da Paraíba (UNINTELPOL). Ao todo, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão.
Nesta nova etapa da operação, foram presos dois dos principais líderes da organização criminosa. Um dos investigados foi flagrado em posse de um veículo utilizado como batedor de cargas, prática comum entre quadrilhas que atuam em crimes patrimoniais nas estradas do Nordeste.
Segundo a DRF, J.M.D., de 38 anos, considerado o articulador e responsável pela negociação das cargas roubadas, foi capturado em sua residência, localizada no município de Abreu e Lima, em Pernambuco. Já o segundo alvo, C.E.S.X., de 28 anos, apontado como responsável pela logística e execução dos crimes, teve o mandado de prisão cumprido na unidade prisional COTEL, em Recife, onde já se encontrava custodiado por outros crimes.
A Operação BR-230 vem sendo executada em fases desde sua deflagração inicial, em fevereiro deste ano (2025), tendo como foco combater o crime organizado no setor de transporte de cargas, com especial atenção às quadrilhas que agem no Sertão da Paraíba e regiões fronteiriças.
A investigação teve início a partir do abandono de uma carreta utilizada pela organização criminosa em Patos/PB, onde foi registrado o boletim de ocorrência. O grupo criminoso é formado por motoristas de caminhão, que desviam cargas e simulam falsos crimes de roubo para encobrir suas atividades ilícitas.
A Polícia Civil reforça que as investigações continuam, com o objetivo de identificar e prender outros integrantes das facções envolvidas nos delitos. A DRF de Patos destacou ainda que seguirá atuando com rigor no enfrentamento aos crimes contra o patrimônio e às organizações criminosas interestaduais.
Por Patos Online
Com informações da DRF
Mín. 19° Máx. 33°