
Os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiram encerrar a greve nesta sexta-feira (5), após mais de dois meses de paralisação. O movimento grevista teve início no dia 22 de setembro e mobilizou docentes dos oito campi da instituição.
A decisão foi tomada após a aprovação de uma proposta apresentada pelo Governo da Paraíba, construída durante reunião da mesa de negociação tripartite realizada no último dia 2 de dezembro. A assembleia que avaliaria a proposta estava prevista inicialmente para a próxima terça-feira (9), mas foi antecipada diante do envio oficial do acordo.
Entre as principais reivindicações da categoria estavam o pagamento do retroativo das progressões funcionais, a negociação da reposição das perdas salariais acumuladas em 22,97% nos últimos quatro anos, a recomposição do orçamento da UEPB para 2026, a discussão da Lei de Autonomia da Universidade (Lei nº 7.643/2004), a realização de novos concursos públicos, a convocação de aprovados e cadastro de reserva, além da instalação de uma mesa tripartite permanente.
Pelo acordo aprovado, ficou definido que será mantido o deságio de 40% no pagamento do retroativo das progressões de carreira, enquanto o valor restante será quitado em 20 parcelas. O governo também garantiu a realização de um concurso público no segundo semestre de 2026, atendendo a uma das principais pautas do comando de greve, além da manutenção da mesa de negociação tripartite permanente.
Com o encerramento da greve, o retorno das aulas nos oito campi da UEPB agora depende da reorganização do calendário acadêmico, que ainda deverá ser analisado e aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da instituição.
Por Patos Online
Reajuste João Azevêdo anuncia reajuste salarial linear de 10% para todos os servidores do Estado
Agenda Prefeito de Salgadinho, Erivan Júlio, participa de imersão da CNM em João Pessoa com foco na captação de recursos
Câmara Federal Câmara retoma trabalhos e Motta tenta pacificação após um 2025 agitado
Crítica Presidente do TCE-PB critica gastos milionários com Carnaval e defende prioridade para serviços essenciais: “Não está acima da sede e da fome”
Eleições 2026 Em primeira pesquisa registrada em 2026, Segundo Domiciano aparece entre os 36 nomes possíveis eleitos para deputado estadual
Nepotismo MPPB recomenda exoneração de irmã da prefeita de Cajazeiras por suspeita de nepotismo Mín. 22° Máx. 37°