Sexta, 25 de Abril de 2025
Banner Chacara Canaa
Banner Dr Romulo
Banner Dra Joyce
Banner JC Motos
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Política Politica

Parentes de políticos compõem bancada da Câmara Federal; Hugo Motta é um deles

12/10/2010 às 16h51
Por: PATOS ONLINE Fonte: Jornal da Globo
Compartilhe:

"hugo"

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Do total de 513 integrantes, a Câmara Federal terá, a partir do ano que vem, uma bancada formada por pelo menos 80 deputados filhos ou parentes de políticos. Entre eles, o mais jovem do país. Com apenas 21anos. Hugo Mota, do PMDB, é neto de um ex-deputado federal e de uma deputada estadual. O pai é prefeito no Sertão da Paraíba.

"Essa tradição política foi a base de sustentação para que partíssemos para esse horizonte de deputado federal”, fala Hugo.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Ana Arraes, a deputada eleita com a maior votação de Pernambuco para a Câmara Federal é outro bom exemplo de que os laços de família ajudam a multiplicar votos: foram quase 400 mil.

Ana é filha de Miguel Arraes, que morreu há cinco anos e foi prefeito do Recife, deputado estadual, federal e governador. E a tradição na política não passou apenas de pai pra filha. A deputada é mãe de Eduardo Campos, o governador que acaba de ser reeleito.

Continua após a publicidade
Banner A Dois

"Tive um pai que fez história em Pernambuco, ele foi três vezes governador, é amado ainda pelo seu povo, e agora tenho um filho governador”, diz Ana Arraes.

Nas bancadas estaduais, parentesco também conta. Só em Pernambuco, 15 deputados eleitos são parentes de políticos.

A casa de Joaquim Nabuco, como é conhecida a Assembleia Legislativa pernambucana, tem 49 deputados. Os políticos que receberam essa "herança de família" fazem parte de uma bancada com representantes de vários partidos: é a chamada "bancada do DNA".

Betinho Gomes, do PSDB, está de volta à assembleia. O pai é ex-deputado. Para ele, o parentesco gera um compromisso ainda maior.

“Ser filho de um político tradicional não é critério pra gente entrar na política. É preciso ter talento, ter compromisso e ter vontade de construir uma vida melhor”, afirma Betinho Gomes.

Mas para psicóloga e orientadora vocacional, Gisele Diniz diz que nem sempre o sucesso profissional do pai significa que o filho seja bem sucedido. E isso vale também na política.

“Essa máxima de filho de peixe, peixinho é ou tal pai, tal filho ela não vai funcionar. Porque nós sabemos que nós podemos ter semelhanças com os nossos pais, com os nossos parentes. Mas nós não somos iguais”, diz a psicóloga.

Jornal da Globo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 21h06 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 36°

Sáb 36°C 22°C
Dom 37°C 19°C
Seg 36°C 20°C
Ter 35°C 22°C
Qua 37°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras