A eleição para escolher o novo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) está sendo marcada por muita acabou em confusão. Segundo Ricardo Marcelo, que preside a sessão, o sistema de votação eletrônica foi quebrado por deputados da bancada de situação, que apóiam a candidatura de Adriano Galdino (PSB).
O adiamento da votação para esta segunda-feira (02) não está descartada.
A confusão foi iniciada devido ao impasse entre oposicionistas e situacionistas com relação ao modelo de votação: se em sistema eletrônico ou em cédulas de papel.
Os situacionistas Ricardo Barbosa (PSB) e Gervásio Maia (PMDB) querem que a votação seja em cédulas de papel, por temerem que ocorra fraude. Por outro lado, Trócolli Júnior (PMDB) defendia o voto eletrônico. De acordo com Trócolli Júnior, os que defendem o voto em cédulas de papel é porque querem marcar os votos.
Ricardo Marcelo (PEN), que preside a sessão, determinou a votação eletrônica e a decisão esquentou de vez o clima no plenário da ALPB, com troca de farpas e empurrões entre os parlamentares. Ao realizar o cadastramento na urna eletrônica, um dos deputados da situação teria quebrado o equipamento.
Trocolli Júnior acusa o deputado Tião Gomes (PSL) de ter quebrado o equipamento. Segundo ele, os deputados Jutay Menezes (PRB) e Daniela Ribeiro (PP) gravaram vídeo de Tião quebrando a urna.
Texto - MaisPB
Foto - Parlamentopb
ELEIÇÕES 2026 Michel Temer anuncia apoio a Flávio Bolsonaro no 2º turno
ELEIÇÕES 2026 Resultados em Patos: João lidera votação para o Senado, Nabor fica em 2º e registra redução de 5 mil votos em relação a 2024
ELEIÇÕES 2026 Zema declara apoio a Flávio no 2º turno: “Não vou ficar em cima do muro”
APÓS A ELEIÇÃO Eleito deputado estadual, Segundo Domiciano fala sobre prioridades e atuação na Assembleia
BAIXA Eleição derrota caciques da política e impõe reveses a Motta e Alcolumbre que veem comandos ameaçados
ELEIÇÕES 2026 Lucas Ribeiro vence em 215 dos 223 municípios da Paraíba e supera 70% dos votos em Patos
ELEIÇÕES 2026 Lula vence em todas as cidades da Paraíba no 1º turno; em Patos, foram 60,07% contra 33,79% de Flávio
Eleições 2026 Dr. Jefferson encerra primeira disputa eleitoral com mais de 6 mil votos e projeta novo caminho político
ELEIÇÕES 2026 Efraim diz que respeita resultado das urnas após ficar em segundo na disputa pelo Governo da Paraíba Mín. 22° Máx. 35°