A eleição para escolher o novo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) está sendo marcada por muita acabou em confusão. Segundo Ricardo Marcelo, que preside a sessão, o sistema de votação eletrônica foi quebrado por deputados da bancada de situação, que apóiam a candidatura de Adriano Galdino (PSB).
O adiamento da votação para esta segunda-feira (02) não está descartada.
A confusão foi iniciada devido ao impasse entre oposicionistas e situacionistas com relação ao modelo de votação: se em sistema eletrônico ou em cédulas de papel.
Os situacionistas Ricardo Barbosa (PSB) e Gervásio Maia (PMDB) querem que a votação seja em cédulas de papel, por temerem que ocorra fraude. Por outro lado, Trócolli Júnior (PMDB) defendia o voto eletrônico. De acordo com Trócolli Júnior, os que defendem o voto em cédulas de papel é porque querem marcar os votos.
Ricardo Marcelo (PEN), que preside a sessão, determinou a votação eletrônica e a decisão esquentou de vez o clima no plenário da ALPB, com troca de farpas e empurrões entre os parlamentares. Ao realizar o cadastramento na urna eletrônica, um dos deputados da situação teria quebrado o equipamento.
Trocolli Júnior acusa o deputado Tião Gomes (PSL) de ter quebrado o equipamento. Segundo ele, os deputados Jutay Menezes (PRB) e Daniela Ribeiro (PP) gravaram vídeo de Tião quebrando a urna.
Texto - MaisPB
Foto - Parlamentopb
Mín. 18° Máx. 36°