Quinta, 01 de Maio de 2025
UNIFIP
Banner Dra Joyce
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner JC Motos
Banner Chacara Canaa
Banner Dra Priscylla
Política Politica

Nabor Wanderley participa de evento que discute o abastecimento da água no sertão

02/12/2015 às 00h37
Por: PATOS ONLINE Fonte:  
Compartilhe:

O deputado estadual, Nabor Wanderley (PMDB) esteve representando a Assembleia Legislativa da Paraíba na Audiência Pública promovida pelo Ministério Público do Estado nesta terça-feira, dia 1°, no auditório do Hotel JK, em Patos, onde, juntamente com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Agência Nacional das Águas (ANA), prefeitos da região, vereadores, agricultores e sociedade civil, foi debatida a real situação dos mananciais e criada uma força tarefa para preservar o abastecimento de água no Sertão.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Nabor Wanderley avaliou que o evento é oportuno para termos prudência quanto à distribuição da água que resta nos mananciais que abastecem a região.

“Viemos aqui para ouvir como está sendo feito esse manejo da água. Nesse momento temos que ter o bom senso porque sabemos que a água de beber tem que ser prioridade, sabemos também que essa água tem que chegar ao Rio Grande do Norte para abastecer alguns municípios. Este é um momento crítico e muito difícil, mas estamos aqui para unir forças para construirmos um discurso para levarmos à população de que o cuidado está sendo feito para que essa água possa render o mais possível até o período chuvoso”, disse.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Já o procurador geral do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Bertrand de Araújo Asfora, explicou que a Audiência com as entidades teve o objetivo de fazer um relato da real situação da água. “Algumas medidas devem ser implementadas, onde precisamos reduzir, segundo orientação da ANA e o Comitê Bacias, a vazão e muito de que está saindo para uma localidade específica, a vazão equivale a atender inúmeros municípios, mas, vamos construir junto com os municípios a solução pra isso”, explicou.

Ainda de acordo com o promotor, o estado deverá adotar as medidas atribuídas pelo MPPB, e caso não seja atendida, o órgão vai entrar com quantas ações forem necessárias para garantir a água para o consumo humano na Paraíba.

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

Paulo Lopes Varela, Diretor da ANA, esclareceu que dois pontos foram debatidos no evento, a exemplo do cenário e do panorama, uma vez que a situação hídrica atual é crítica já que os mananciais estão abaixo da média, podendo sair de uma situação grave para uma gravíssima. “O que nós queremos trazer é exatamente um alerta e um panorama de como isso está, mais do que isso, queremos trazer também um roteiro, um caminho que queremos traçar para junto da sociedade atravessar esse período de 2016. A palavra de ordem é economizar água”, justificou.

Já o Diretor Presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, destacou porque as águas de Coremas-Mãe D’Água-Sabugi devem ser preservadas.

“Coremas sempre alimentou o rio Piranhas/Piancó/Açu e Mãe D’Água ficava como uma espécie de reserva técnica porque é uma barragem que está numa posição estratégica que pode servir à própria Coremas e alimentar o rio quando a gente precisar dessa água, até porque a Transposição das Águas do Rio São Francisco se chegar no tempo prometido, em janeiro de 2017, ela não vem por Coremas e nem por Mãe D’Água. Ela vem por Engenheiro Ávidos/Lagoa do Arroz para pegar o Rio Piranhas. Por isso a gente tem que preservar as águas que nós temos aqui no sertão para uma necessidade eventual”, justificou.

Ainda participaram do evento a prefeita de Patos, Francisca Motta, o prefeito de Quixaba, Júlio César, prefeito de Maturéia, Daniel Dantas, o prefeito de Junco do Seridó, Cosmo Simões, o prefeito de Coremas, Antônio Carlos Cavalcanti, vereadores, agricultores e secretários de agricultura das cidades vizinhas.

 

Assessoria

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 01h05 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 36°

Sex 36°C 18°C
Sáb 36°C 18°C
Dom 35°C 22°C
Seg 36°C 20°C
Ter 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras