A Secretária Adjunta de Desenvolvimento Social, Maria Derivan Ribeiro, concedeu na manhã desta sexta-feira, dia 09, uma entrevista sobre o Bolsa Família, no Programa Respeito a Todos, que vai ao ar em cadeia nas rádios de Patos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h.
O Bolsa Família é um programa federal que atende às famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. O Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário estabeleceu um limite de renda para definir quem pode fazer parte do programa. Existem dois casos, todas as famílias com renda por pessoa de até 85,00 mensais e famílias com renda por pessoa em 85,01 a 170,00 mensais, desde que tenham crianças de 0 a 17 anos.
A secretária adjunta falou sobre as etapas de cadastro para o Bolsa Família. “Na verdade não existe um cadastro específico para o programa, a pessoa vai se inscrever no Cadastro Único para poder ter direito aos programas sociais do Governo Federal, inclusive o Bolsa Família. O cadastro é realizado nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS”.
O município conta atualmente com cerca de 10 mil famílias cadastradas no Programa. Em setembro foram atendidas 10.703 famílias, em outubro tivemos 10.686 e em novembro tivemos 10.394.
A redução aconteceu devido a uma averiguação cadastral que está acontecendo desde 2015. Em Patos, 447 benefícios foram bloqueados e 269 cancelados. Essas 716 famílias precisam passar por esta atualização cadastral.
Este mês de Dezembro já temos dados de 174 novos beneficiários, além de atingir 100% dos usuários do Centro Pop, equipamento que atende e acompanha os moradores de rua.
Segundo Maria Derivan, as famílias que tem seus benefícios bloqueados ou cancelados estão com as informações cadastrais desatualizadas ou melhoraram de renda, deixando de se adequar ao perfil para receber o benefício. “Mesmo que esta família melhore sua renda e por consequência perca o benefício, ela terá o retorno garantido em até 36 meses, caso faça a atualização do cadastro, ou seja, não omita informações. Sendo assim, se diminuir a renda ou até mesmo perder durante este período, ela volta a receber o benefício sem maiores burocracias. Não precisa reiniciar o processo, ela retorna a receber o benefício”.
Para solicitar seu benefício ou atualizar seu cadastro, basta procurar um Centro de Referência de Assistência Social – CRAS com os seguintes documentos, identidade, CPF, título, carteira de trabalho, registro de nascimento ou certidão de casamento, comprovante de água ou luz e o nome da unidade de saúde da sua comunidade. Lembrando que, é exigida a documentação de todos os membros da família.
Assessoria
Mín. 20° Máx. 36°