A psicopedagoga e coordenadora pedagógica da Ação Social Diocesana de Patos (ASDP), Acilina Candeia, utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Patos na noite desta quinta-feira, 06, onde apresentou o projeto “Estimulação do Desenvolvimento Infantil”, desenvolvido pela ASDP e ESSOR.
O uso da tribuna livre foi uma solicitação da vereadora Nadir Rodrigues (PMDB).
O projeto “Estimulação do Desenvolvimento Infantil” funciona no prédio da Escola Municipal Nabor Wanderley, localizado no Jardim Queiroz, e atende cerca de 60 crianças da comunidade patoense que vivem socialmente vulneráveis e apresentam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor , afetivo e social e/ou desvantagem funcional e sendo uma faixa etária de 06 meses a 06 anos de idade.
Acilina Candeia explicou que há uma grande demanda na cidade de Patos, pois, além das crianças já atendidas, existe uma lista de espera para outras serem assistidas pelo Centro de Estimulação. “Nosso objetivo é trabalhar com essas crianças aqui em Patos, tendo em vista que a demanda é bem grandiosa. Então, nós estamos aqui com esse projeto pioneiro para darmos às mãos para, juntamente com o Poder Público, com a sociedade civil organizada, para que nós possamos atender essas crianças que apresentam essas deficiências”, explicou.
A psicopedagoga ainda destacou que o Centro de Estimulação precisa de parceiros, doadores, financiadores para ajudar a manter o projeto, uma vez que há necessidade de Terapeutas Ocupacionais, Educador de Estimulação, alimentação das crianças, água, transporte. “Para que essas atividades aconteçam é preciso que esses parceiros deem às mãos a nós da equipe da ESSOR e da Ação Social, para que essas ações aconteçam de forma eficaz”, sugeriu.
Nadir Rodrigues explicou que a intenção de apresentar o projeto na Câmara é para reconhecê-lo como Utilidade Pública para, futuramente, lutar por uma subvenção, tendo em vista que o projeto é pioneiro na cidade de Patos e já tem um ano de duração.
“A partir do apoio que é dado a esse projeto, com certeza, a equipe que trabalha vai conseguir contratar mais terapeuta ocupacional, mais psicólogos para que tenha uma equipe multiprofissional e melhor possam atender essas crianças”, disse. Ela também lembrou que o projeto recebeu a visita do Prefeito de Patos, Dinaldo Filho, que se comprometeu em ajudar, mas, ainda não o fez.
Denise Andrade, Coordenadora da Educação da Essor no Brasil, prestigiou nesta quinta a apresentação de como funciona o projeto em Patos e lembrou que o público atendido, crianças na primeira infância, não tem condições de reivindicar seus direitos sendo que a realização do projeto oferece a oportunidade dessas crianças se desenvolverem da forma ideal.
São parceiros associados do projeto, a ESSOR, a Ação Social Diocesana, a Secretaria de Educação, Assistência Social e Saúde do Município, Rede Movendo Cidadania e Rede Nacional primeira Infância.
As atividades desenvolvidas por meio de assinatura de termo de parceria institucional entre ESSOR e Prefeitura Municipal de Patos: reforma equipamentos de um Centro de Desenvolvimento Infantil, encontros intersetoriais de planejamento, monitoramento e avaliação; divulgação e mobilização social sobre as questões de desenvolvimento infantil e captação de recursos materiais e financeiros.
Acilene Candeia
Mín. 19° Máx. 34°