Uma senhora ligou para a rádio Espinharas de Patos, nessa quinta-feira (18), afirmando que seu marido tomou duas doses da vacina contra a COVID-19 em João Pessoa, mas ao voltar para Patos não conseguiu tomar a dose de reforço porque a equipe do SESI teria negado a aplicação, mesmo estando no período e com a permissão do Ministério da Saúde.
Após isso, o vereador Josmá Oliveira (Patriota) usou a tribuna da Câmara Municipal de Patos para repercutir o caso, durante a sessão dessa quinta, e questionar às equipes de saúde de Patos sobre tal procedimento. Segundo o vereador, a vacina pertence ao Brasil e pode ser tomada em qualquer lugar. Ele disse que é um problema que apenas prejudica a população e o processo de vacinação.
“Eu tinha escutado vários cidadãos ligando e reclamando que tinham ido tomar a vacina, essas pessoas tinham tomado as duas doses em outros municípios e estão tendo dificuldade de tomar a terceira dose aqui em Patos. Idosos, com comorbidades, e isso é triste, não é? Um cidadão idoso, que tem problemas, passar por um constrangimento para tomar uma vacina. A vacinação ela é nacional, para quem não sabe, ela não pertence a nenhum município. O cidadão ele pode tomar uma dose aqui e outra em outra cidade, porque isso não existe, é nacional. A vacina pertence ao povo do Brasil, não pertence a Patos, não pertence à Paraíba. Pertence ao povo brasileiro”, denunciou Josmá.
Ainda segundo o vereador, vai buscar respostas para essa questão e lamentou que pormenores venham a prejudicar o serviço de vacinação em Patos, que vinha fluindo bem, segundo ele.
“Há pessoas que trabalham viajando, têm problemas de saúde, e temos que facilitar a vida dessas pessoas. Estarei procurando Laerth [Gerente de vigilância em Saúde de Patos] para nós tratarmos disso, para que esse tipo de dificuldade não aconteça, porque a vacinação estava fluindo tão bem em Patos, e surgem esses pequenos pontos, onde temos que melhorar para não manchar o programa todo”, afirmou o vereador.
Josmá questionou ainda sobre a demora da inserção de dados da população no sistema conecta SUS, aplicativo digital do Governo Federal, mas disse que as informações não estão sendo inseridas no banco de dados, o que vem causando transtorno às pessoas que utilizam o serviço digital diariamente. Ele disse que vai buscar respostas da Secretaria de Saúde de Patos.
Ouça mais detalhes no áudio que segue.
Patosonline.com
Mín. 21° Máx. 34°