O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um novo inquérito para apurar as condutas do governador afastado do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) e do ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres durante os atos criminosos do último domingo em Brasília.
A decisão também abrange Fernando Oliveira, ex-secretário de Segurança Pública interino do DF e delegado da Polícia Federal; e Fábio Augusto Vieira, ex-comandante-geral da Polícia Militar do DF.
A decisão ocorreu no âmbito do Inquérito 4.879, que investiga a prática de atos antidemocráticos. No pedido, a PGR argumentou em favor da abertura de um novo procedimento, com objeto delimitado aos atos do último domingo.
Para a PGR, há indícios graves da atuação criminosa dos quatro e elencou uma série de fatos apontando para a “aparente omissão, supostamente dolosa,” das autoridades públicas e das forças policiais.
Na decisão, Moraes afirmou que os fatos narrados demonstram uma possível organização criminosa que tem por um de seus fins desestabilizar as instituições republicanas.
“Essa organização criminosa, ostensivamente, atenta contra a Democracia e o Estado de Direito, especificamente contra o Poder Judiciário e em especial contra o Supremo, pleiteando a cassação de seus membros e o próprio fechamento da Corte Máxima do País, com o retorno da Ditadura e o afastamento da fiel observância da Constituição Federal da República”, disse.
No caso dos atos ocorridos em 8 de janeiro, de acordo com o ministro, há fortes indícios de que as condutas dos criminosos só puderam ocorrer mediante participação ou omissão dolosa.
“Em momento tão sensível da Democracia brasileira, em que atos antidemocráticos estão ocorrendo diuturnamente, com ocupação das imediações de prédios militares em todo o país, e em Brasília, não se pode alegar ignorância ou incompetência pela omissão dolosa e criminosa”, afirmou Moraes.
“A omissão das autoridades públicas, além de potencialmente criminosa, é estarrecedora, pois, neste caso, os atos de terrorismo se revelam como verdadeira tragédia anunciada, pela absoluta publicidade da convocação das manifestações ilegais pelas redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, tais como o WhatsApp e Telegram”, concluiu.
Fonte: CNN Brasil
ELEIÇÕES 2026 Quase 1 milhão de brasileiros no exterior poderão votar nas eleições
STF “Fragilidade das insinuações”, diz Gilmar ao exaltar decisão do MPF
POLÍTICA Ex-vereador Salomão Cordeiro explica apoio a Tibério Limeira em Santa Terezinha
FIM DAS BETS Lula assina MP sobre fim das bets e caso agora vai ao Congresso. Veja prazos
CASO MASTER Conselho Superior do MPF rejeita abrir investigação contra Gonet em relação ao Master
FIM DAS BETS Goveno Lula anuncia fim das bets no Brasil; entenda regras
CASO MASTER Relator vota contra investigação sobre conduta de Gonet no caso Master; Conselho do MPF tem 1 a 1 para abrir apuração
CASO MASTER Mensagens mostram proximidade entre Alcolumbre e Vorcaro: “Fala, meu amor”
RANKING Escola Maria Celeste Pires Leite, em Catingueira, conquista a 5ª posição no IQGE do TCE-PB Mín. 22° Máx. 37°