Em audiência na Prefeitura Municipal de Patos, na tarde desta quinta-feira (20), a secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura, comunicou oficialmente a autorização do governador João Azevêdo (PSB) para a implantação do Programa Patrulha Maria da Penha no município.
Ao lado do prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), a deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) celebrou a autorização, que fortalece a rede de combate à violência doméstica contra a mulher no interior da Paraíba.
“Foi um pleito do nosso mandato ao governador. Aguardávamos com muita ansiedade, pois a Patrulha é uma política pública que tem apresentado resultados concretos. O que nos deixa ainda mais felizes é que, junto com Patos, outras 21 cidades do Sertão serão beneficiadas. Estamos aqui para unir forças e garantir a rápida implantação e o funcionamento do programa”, ressaltou Francisca.
Lídia Moura antecipou detalhes sobre o processo de implantação e execução do programa.
“Estamos iniciando a instalação da base de Patos, que atenderá 21 municípios. A equipe estadual, em parceria com o município, fará um diagnóstico para, em seguida, realizar o curso de formação e, finalmente, instalar o programa”, explicou.
Na Paraíba, o programa já atende 130 municípios. Com a base de Patos, passará a atuar em mais de 150, garantindo segurança às mulheres que possuem ou solicitaram medidas protetivas.
“Para o cumprimento dessas medidas, contamos com uma equipe multiprofissional, além do apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Tribunal de Justiça e demais órgãos de segurança. O objetivo é garantir a proteção da vida das mulheres”, completou Lídia Moura.
O prefeito Nabor Wanderley garantiu o apoio necessário e ressaltou que o programa fortalecerá a rede de proteção já existente em Patos.
“Nós só temos a agradecer ao governador João Azevêdo e à deputada Francisca Motta pela sensibilidade com as mulheres e as famílias sertanejas. A chegada da Patrulha será um grande avanço no combate ao feminicídio e demais violências contra a mulher”, destacou Nabor.
A secretária da Mulher e Diversidade Humana de Patos, Jéssica Alexandre, comemorou a conquista e enfatizou a importância da união de forças para a efetivação do programa.
“Essa é uma ação conjunta entre a Prefeitura de Patos e o Governo do Estado para garantir os direitos das nossas meninas e mulheres. Mais do que fazê-las se sentirem protegidas e amparadas, queremos garantir que elas realmente estejam”, afirmou.
Também participaram da audiência a comandante estadual da Patrulha Maria da Penha, capitã Isabela; a coordenadora do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha na Paraíba, Mônica Brandão e o secretário-chefe de gabinete de Patos, Sales Júnior.
Mín. 22° Máx. 36°