
Durante a cerimônia de assinatura da concessão do Terminal do Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou que deverá ser o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições presidenciais de 2026. Em seu discurso, o petista afirmou: “A partir de agora, quem quiser disputar comigo tem que ir pra rua”, reforçando sua disposição para a disputa eleitoral.
Lula também aproveitou a ocasião para alfinetar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que recentemente foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sob acusação de envolvimento em uma trama golpista. O plano, segundo as investigações, incluía atentados contra o próprio presidente, o vice Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente fez menção ao episódio e demonstrou confiança ao afirmar que segue firme na política: “Se alguém pensava, como o aloprado que fez um plano para me matar, que eu ia parar de fazer política por causa da cabeça, quero dizer: se preparem que o Lulinha está melhor aos 79 do que quando tinha 50”, disse, referindo-se ao recente acidente doméstico que resultou em uma fratura no fêmur.
Apesar de pesquisas recentes apontarem uma queda na popularidade do governo, Lula destacou os avanços econômicos do país. Segundo estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 3,5% em 2024, número que o petista fez questão de ressaltar em sua fala.
“Então, a partir de agora quem quiser disputar comigo tem que ir pra rua, na porta de fábrica, do estaleiro, da Petrobras, do Banco do Brasil, conversando com o povo, porque é pra isso que fui eleito, para melhorar a vida do povo brasileiro”, concluiu o presidente.
Com a declaração, Lula reforça sua intenção de permanecer na cena política e se apresenta como nome certo na corrida presidencial de 2026, mantendo a polarização entre PT e PL como um dos principais fatores do cenário eleitoral brasileiro.
Por Patos Online
Com informações do Portal Diário
Na sede da PF Carlos diz que médico foi ver Bolsonaro após soluços evoluírem para azia
Sem chance Prefeita de Guarabira diz que não prometeu voto a Efraim Filho, mas admite possibilidade de apoiá-lo no segundo turno
Operação Calvário Ricardo Coutinho comenta decisão de Gilmar Mendes e diz que foi vítima de perseguição política
Luto na política Ex-vice-prefeito José Enéas de Alencar morre aos 95 anos em Uiraúna
Reunião João Azevêdo e superintendente do Sebrae tratam sobre novas parcerias para interiorização do turismo e valorização do artesanato paraibano
Reivindicações Preso, Bolsonaro reivindica silêncio, Smart TV e comida caseira
Operação Calvário STF determina trancamento da principal ação da Operação Calvário contra Ricardo Coutinho
Anistia Nova proposta de anistia tem apoio de mais de 50 senadores, diz autor
Câmara de Patos Procurador jurídico esclarece o que classifica de legalidade no mandato de Tide Eduardo na presidência da Câmara de Patos Mín. 22° Máx. 35°