
Apesar das chuvas intensas registradas em diversas regiões da Paraíba desde o início do ano, o estado ainda enfrenta uma situação hídrica delicada. Dados atualizados da AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba) revelam que, dos 136 açudes monitorados, 30 estão em situação crítica e podem secar a qualquer momento.
Segundo o levantamento, apenas 10 reservatórios atingiram sua capacidade máxima e estão sangrando — um número considerado baixo diante da necessidade de segurança hídrica para os municípios paraibanos. Outros 25 açudes apresentam situação “favorável”, com mais de 70% de sua capacidade preenchida, enquanto 22 estão dentro da faixa considerada “normal”, com volumes entre 50% e 70%.
No entanto, o alerta se acende para os 79 açudes restantes. Destes, 23 estão em observação, com volumes entre 20% e 50%, e 15 estão sob “atenção”, com níveis entre 10% e 20%. A situação mais grave atinge 32 reservatórios que operam com menos de 10% de sua capacidade — alguns praticamente secos.
Entre os açudes em estado crítico estão:
| Açude | Volume Atual |
|---|---|
| Sabonete | 0,01% |
| Jeremias | 0,01% |
| Livramento | 0,01% |
| Bastiana | 0,02% |
| São José III | 0,02% |
| São Francisco II | 0,33% |
| São José IV | 0,33% |
| Roçado | 0,43% |
| Gurjão | 0,53% |
| Lagoa do Meio | 0,12% |
| São Mamende | 0,28% |
| Curimataú | 1,05% |
| Coronel Jueca | 1,57% |
| Várzea | 2,79% |
| Ouro Velho | 2,44% |
| Bichinho | 2,57% |
| Várzea Grande | 3,10% |
| Prata II | 3,32% |
| Boqueirão do Cais | 3,86% |
| Soledade | 4,14% |
| Riacho de Santo Antônio | 5,64% |
| Taperoá II | 5,84% |
| Escondido | 6,50% |
| Porcos | 6,75% |
| Chupadouro II | 7,87% |
| Cacimbinha | 7,44% |
| Milhã | 8,34% |
| Algodão | 8,80% |
| Felismina Queiroz | 9,10% |
A AESA alerta que, caso o volume de chuvas não se mantenha nos próximos meses, o abastecimento de água em diversas cidades poderá ser comprometido. A situação exige atenção redobrada das autoridades e da população quanto ao uso consciente da água.
Patosonline.com
Com informações do ClickPB
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência' Mín. 22° Máx. 37°