
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (22/07), a Operação Navalha de Ockham, com o objetivo de combater crimes de associação criminosa e distribuição de cédulas falsas no município de Campina Grande, no Agreste da Paraíba.
Durante a ação, os agentes federais cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pela 16ª Vara Federal da Paraíba, em uma residência localizada no bairro das Malvinas.
As investigações apontaram que o alvo da operação atuava como revendedor de notas falsas, funcionando como um intermediador entre compradores e falsificadores. Segundo a PF, as cédulas falsas eram produzidas no estado do Rio de Janeiro e enviadas para a Paraíba com o auxílio do investigado, que facilitava o repasse das falsificações a terceiros.
A operação recebeu o nome de Navalha de Ockham, em alusão ao princípio filosófico que prega que "a solução mais simples tende a ser a correta". A escolha do nome faz referência à atuação do suspeito, que simplificava o caminho entre o falsificador e o comprador, operando como um facilitador no esquema criminoso.
O material apreendido será analisado e poderá subsidiar novas diligências. O investigado poderá responder pelos crimes de associação criminosa (art. 288 do Código Penal) e introdução de moeda falsa no mercado (art. 289 do Código Penal), cujas penas, somadas, podem ultrapassar 12 anos de prisão.
A Polícia Federal informou que as investigações seguem em andamento com o objetivo de identificar outros envolvidos na rede de distribuição das cédulas falsas.
Por Patos Online
Com informações da PF




Perda de visão Após seis meses do mutirão oftalmológico em Campina Grande, pacientes relatam ainda passar por problemas: ‘não vejo nada'
Investigação MPPB instaura procedimento para apurar rompimento de reservatório da Cagepa em CG
Operação Alavantu Delegado detalha Operação Alavantu e revela plano da quadrilha que tentou assaltar carro-forte em Campina Grande
Dinheiro falso Polícia Federal prende jovem em flagrante com cédulas falsas em Campina Grande
Estupro Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra a filha de 6 anos
Estupro Homem é preso suspeito de estuprar a filha em Campina Grande; abusos ocorreram entre 2020 e 2021
Comovente Médica relata momento difícil em que menina de 6 anos, atropelada em Campina Grande, descobre amputação: “Cadê minha perninha?”
Exploração infantil Polícia Federal deflagra sexta fase da Operação Kori e apreende material de exploração sexual infantil em Campina Grande
Cher Ami PF deflagra operação contra tráfico de drogas e venda ilegal de medicamentos em Campina Grande Mín. 23° Máx. 37°