
A Prefeitura de Patos informou que a tradicional feira livre dos sábados continuará funcionando nos mesmos moldes e ruas, mas com fiscalização mais rigorosa. A medida ocorre após a retirada de barracas que ocupavam vias no entorno do Mercado Central, em cumprimento a uma decisão da 4ª Vara Mista da Comarca de Patos.
Em contato com o Patos Online, o procurador-geral do Município, Alexsandro Lacerda, explicou que a principal mudança será no reforço da fiscalização dentro do espaço da feira. “Motos, bicicletas dentro do espaço da feira serão fiscalizados mais rigorosamente, já que foi um pedido dos comerciantes e da população, além de buscarmos um melhor ordenamento das barracas”, afirmou.
A operação de retirada das barracas foi realizada na manhã de quarta-feira (17) com apoio da STTrans, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (CiTI-DE) e Guarda Municipal, liberando trechos da Rua Dr. José Genuíno e de outras vias próximas ao Mercado da Carne.
Os comerciantes que ocupavam essas áreas foram realocados para o Centro de Comercialização Batista Leitão (Camelódromo), localizado na Rua Santos Dumont, próximo à Praça Fernando Soares e ao Guedes Shopping. O espaço passa agora a funcionar como feira permanente ao longo da semana, abrigando 64 boxes sorteados para vendedores de frutas, verduras e outros produtos.
Segundo Alexsandro Lacerda, o sorteio dos pontos foi conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, garantindo que os comerciantes de gêneros alimentícios e demais feirantes fossem contemplados na redistribuição.
O processo teve início a partir de uma Ação Civil Pública do Ministério Público Estadual em 2013, após denúncias de ocupação irregular de calçadas e ruas no Centro. Em 2018, uma decisão liminar determinou a desocupação da área, confirmada em sentença definitiva em 2020. Após diversos recursos, o Tribunal de Justiça manteve, em 2024, a obrigação de desobstrução. Já em janeiro de 2025, uma decisão de 1º grau reforçou que o município deveria comprovar a execução da medida. Em agosto deste ano, novo despacho reiterou a ordem, determinando inclusive a intimação pessoal do prefeito de Patos para assegurar o cumprimento.
A decisão prevê a desobstrução das ruas José Genuíno, Pedro II, Pedro Firmino, Leôncio Wanderley e da Travessa Miguel Mota, vias que começaram a ser liberadas desde a última segunda-feira (15).
Por Patos Online
IF Sertão SINASEFE critica forma de criação do IF Sertão Paraibano, alega falta de diálogo com a comunidade acadêmica e pede suspensão do projeto de lei
Balanço Hospital Regional de Patos registra 267 atendimentos e 22 cirurgias no fim de semana
Denúncia Moradora da zona rural de Patos denuncia demora no abastecimento de água por carro-pipa da prefeitura
Emocionante Pais do Colégio Ágape promovem ação solidária e presenteiam porteiro com moto, em Patos
Falta de água Moradores denunciam falta de água há mais de uma semana no bairro dos Estados, em Patos; Cagepa se pronuncia
Nova cirurgia Jornalista Marcos Oliveira será submetido a novo procedimento cirúrgico em Campina Grande
Carnaval 2026 Prefeitura de Patos e Liga dos Blocos anunciam programação do Carnaval de Patos 2026. Confira!
Desperdício de água Mesmo após notificação ambiental, despejo irregular de água suja continua no Luar de Angelita
Campanha solidária Família de garoto patoense de 12 anos com leucemia pede ajuda para garantir tratamento adequado Mín. 22° Máx. 37°