Sexta, 10 de Outubro de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Política Ação parlamentar

“Acolher é transformar vidas”: Câmara Municipal de Patos realiza audiência pública sobre o Programa Família Acolhedora

Durante a audiência, a vereadora Nadigerlane Rodrigues (Nadir) compartilhou sua experiência como família acolhedora, abordando com sensibilidade os desafios e as alegrias de vivenciar essa missão

10/10/2025 às 10h00
Por: Marcos Oliveira Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto divulgação
Foto divulgação

A Câmara Municipal de Patos sediou, na noite de ontem, uma audiência pública dedicada à discussão do Programa Família Acolhedora, uma política pública de extrema relevância voltada à proteção e ao cuidado de crianças e adolescentes afastados temporariamente do convívio familiar.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A iniciativa foi proposta pelo Ministério Público da Paraíba, por meio do Promotor de Justiça Dr. Caio Rodolfo Iamamura, titular da Vara da Infância e Juventude, e contou com a presença de diversas autoridades e profissionais comprometidos com a defesa da infância e da juventude, entre eles: Helena Wanderley, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social; Kézia Naara, Coordenadora do Programa Família Acolhedora; Adeliana Coutinho, Psicóloga do Programa; José Luciano Vieira, Psicólogo do Tribunal de Justiça (NAPEN); e Ivomar Teixeira, Representante do Conselho Regional de Psicologia.

Durante a audiência, a vereadora Nadigerlane Rodrigues (Nadir) compartilhou sua experiência como família acolhedora, abordando com sensibilidade os desafios e as alegrias de vivenciar essa missão. Em sua fala, destacou a urgência de fortalecer o programa e de incentivar mais famílias a participarem dessa rede de amor e cuidado:

“Infelizmente a sociedade ainda não despertou para a emergência. A causa da criança e do adolescente é uma emergência.”

Continua após a publicidade
Banner Nilo Shineray

Ao relatar sua vivência, a vereadora emocionou os presentes ao descrever o impacto pessoal e coletivo do acolhimento:

“O benefício de ser família acolhedora não é só para a criança, é para mim também. Mas eu quero que seja para ela. Por que o problema da sociedade, é ter medo. Muita gente chega para mim e diz assim: ‘eu tenho medo de me apegar’ e eu respondo: ‘Mas você tem que se apegar mesmo’ o que as crianças precisam é de amor. Então é pra se apegar mesmo. Por que existe uma equipe capacitada que fica lhe visitando mensalmente e se precisar vai mais de uma vez ao mês, e essa equipe da uma grande suporte e nos prepara para a hora que a gente tiver que se despedir. Ninguém está preparado pra isso. Estamos preparados pra amar. E vamos vivendo um dia de cada vez.”

O encontro foi marcado por reflexões profundas acerca da importância da afetividade no desenvolvimento infantil e do papel essencial da sociedade na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

A audiência pública reafirmou o compromisso das instituições e da comunidade em fortalecer a rede de proteção à infância, consolidando o diálogo intersetorial e promovendo uma cultura de acolhimento baseada no amor, na empatia e na responsabilidade social.

Assessoria 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 13h01 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 35°

Sáb 36°C 21°C
Dom 36°C 22°C
Seg 35°C 22°C
Ter 36°C 22°C
Qua 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras