O pré-candidato a prefeito de Patos, Lenildo Morais, visitou a comunidade Trincheiras, na zona rural, neste fim de semana para debater os problemas enfrentados pelos moradores e as propostas e sugestões elencadas por eles.
De acordo com Lenildo, esses são passos fundamentais para se construir um ideal participativo em que as comunidades definem e deliberam sobre seus temas prioritários. "Este é o modelo que queremos para administrar Patos. Com conhecimento de causa e com idéias e sugestões para serem analisadas em conjunto. Assim teremos mais chances de mudar a realidade para melhor", ressaltou.
A comunidade Trincheiras fica na divisa de Patos com o município de São José de Espinharas e possui uma população de 240 habitantes. Entre os principais problemas enfrentados pelos moradores, foram elencados durante as discussões, as condições precárias do posto de saúde, da estrada e de equipamentos para armazenamento dágua para as épocas de seca.
O posto de saúde das Trincheiras funciona no prédio da associação de moradores e além do espaço ser muito reduzido para o atendimento, não tem medicamentos. Os moradores informaram que um médico vem uma vez por semana, mas apesar da bom atendimento que faz e todos gostarem dele, não há espaço adequado, sem falar da falta material e do calor execessivo dentro do pequeno compartimento.
Os moradores revelaram também que é desejo deles ter mais equipamentos de armazenamento de água e reclamaram da cisterna feita com material de má qualidade e que já estaria necessitando de reparos.
Outro problema apresentado pela comunidade Trincheiras diz respeito à falta de espaço para convivência.
Uma das propostas discutidas entre Lenildo e os moradores foi a construção de uma área calçada num ponto estratégico que serviria ao mesmo tempo para juntar água para a cisterna na época das chuvas e noutro momento poderia ser usado como quadra para os encontros e eventos promovidos pela comunidade.
Além disso, os agricultores das Trincheiras ficaram animados com a possibilidade de um projeto em que a produção excedente possa ser comercializada para ser consumida em intituições como escolas e creches, através de programas de incentivo à agricultura familiar.
Fonte: Assessoria de Imprensa de Lenildo Morais
Mín. 20° Máx. 35°