Quinta, 01 de Maio de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Chacara Canaa
Banner JC Motos
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Dra Joyce
Política Politica

Poder Judiciário de Patos se mobiliza contra ação da Câmara dos Deputados visando enfraquecer a Lava Jato. Escute as opiniões dos magistrados

01/12/2016 às 18h02
Por: PATOS ONLINE Fonte:  
Compartilhe:

A exemplo do quem vem acontecendo em todo país, a Justiça de Patos também se manifestou contra a tentativa dos deputados de mutilar o projeto das 10 Medidas contra a Corrupção. Na manhã desta quinta-feira, dia 01 de dezembro, juízes, promotores e outros agentes da justiça se reuniram no Foram Miguel Sátyro, onde falaram a imprensa local sobre a manobra orquestrada pelo parlamento nacional para enfraquecer a Lava Jato.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Escute abaixo as entrevistas concedidas ao repórter Higo de Figueiredo da Rádio Espinharas, onde os magistrados opinam sobre a decisão dos deputados:

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

 

Veja a Nota Divulgada:    

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

 

Nota do Poder Judiciário paraibano à sociedade e à imprensa

 

Os membros do Poder Judiciário e do Ministério Público se reuniram em mobilização nesta quinta-feira (01/12), em todos os Estados da Federação, como forma de enfatizar o repúdio à tentativa do Congresso Nacional em paralisar as investigações e operações em vigor no país que combatem a corrupção, a exemplo da Operação ‘Lava-Jato’, e, por vias transversas, intimidar e inibir a independência do Judiciário e o poder investigatório do Ministério Público.

A capacidade de julgar com autonomia e independência é uma prerrogativa da própria sociedade e não do Judiciário. Um Judiciário livre significa uma sociedade forte, capaz de se valer da última trincheira de proteção de seus direitos constitucionais e legais.

O recente movimento de mudança na sociedade brasileira se funda na cobrança de uma postura ética dos agentes públicos e dos cidadãos e, exatamente por isso, está na contramão da sociedade uma ação legislativa que transforma uma proposta de combate à corrupção na legalização da corrupção.

O pacote anti-corrupção enviado ao Congresso Nacional, apoiado por mais de 2 milhões de assinaturas de brasileiros, dentre eles 42 mil paraibanos, foi desvirtuado. O texto do PL 4850/2016, aprovado, na madrugada do último dia 30, teve  várias emendas, as quais, “além de retirar a possibilidade de aprimorar o combate à corrupção – como a tipificação do crime de enriquecimento ilícito, mudanças na prescrição de crimes e facilitação do confisco de bens oriundos de corrupção –, houve a inclusão de proposta que coloca em risco o funcionamento do Ministério Público e do Poder Judiciário, a saber, a emenda que sujeita promotores e juízes à punição por crime de responsabilidade”.

Estamos aqui para manifestar nosso repúdio e indignação, reafirmando à sociedade que nos reunimos para fortalecer a luta contra a criminalidade e para permanecer apurando (MP) e julgando (PJ), sempre, com independência. Vamos continuar mobilizados e atuantes para que este pacote de medidas desconfiguradas pela Câmara Federal não seja aprovado pelo Senado. O projeto ora em tramitação favorece a corrupção e submete a magistratura e o MP ao jugo do poder político, transformando em acusados aqueles que, precisamente, atuam contra a criminalidade, permitindo que sejam julgados pelos investigados.

Esta não é uma luta apenas do Poder Judiciário, e sim de toda a sociedade brasileira, porque o fim da corrupção e o fim da impunidade interessam a todos. Em nota publicada no dia de ontem, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), reitera que o Judiciário não se deixará abater pelas tentativas de enfraquecer o trabalho de juízes: “O que restou da iniciativa popular que contou com a assinatura de mais de 2 milhões de brasileiros e que trazia propostas legítimas e de grande impacto no combate à corrupção foi um conjunto de atentados à democracia, à independência do Poder Judiciário e ao Ministério Público”.

É por estas razões que a Magistratura e o Ministério Público não se intimidarão e convocam a todos, para que a sociedade unida possa reagir a um dos maiores retrocessos institucionais da República inaugurada pela Constituição de 1988.

É hora da cidadania se expressar e levar a sua voz aos senadores exigindo o respeito às instituições democráticas das quais o Brasil depende para prosperar.

 

Patos, 01 de dezembro de 2016.

 

Patosonline.com 

Áudio e foto - Higo de Figueiredo (Rádio Espinharas)

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 15h05 - Fonte: ClimaTempo
35°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 36°

Sex 36°C 18°C
Sáb 36°C 18°C
Dom 35°C 22°C
Seg 36°C 20°C
Ter 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras