A Procuradoria Geral da República (PGR) negou o pedido do PSOL que requereu a prisão do deputado federal Cabo Gilberto Silva, do deputado estadual Walbber Virgolino, da vereadora Eliza Virgínia, além do ex-candidato ao governo da Paraíba, pelo PL, nas eleições de 2022, Nilvan Ferreira e da candidata a deputada federal Pâmela Bório, sob a acusação de terem envolvimento com os atos de vandalismo em Brasília.
O ministro Alexandre de Moraes deve decidir sobre o pedido após a PGR se manifestar. A PGR não apenas indeferiu o pedido de prisão preventiva, mas também o de suspensão de acesso aos perfis em redes sociais dos políticos citados.
A manifestação da Procuradoria Geral da República foi assinada pelo sub-procurador Geral da República, Carlos Frederico Santos. No documento, Santos afirma que pessoas públicas podem provocar a imitação de seus atos e que por isso poderiam ser enquadrados como "autores intelectuais" de um crime.
Entretanto, diz que não há comprovação de que Cabo Gilberto, Walbber Virgolino e Eliza Virgínia estiveram envolvidos na depredação do patrimônio público, e que a eventual análise da conduta dos parlamentares cabe ao Conselho de Ética da Câmara. O Caso é diferente do de Pâmela Bório, que esteve participando da invasão aos três poderes no dia 8 de janeiro.
O documento requer que uma cópia da representação seja unida aos autos do Inquérito nº 4922 para aprofundar a investigação do envolvimento de Pâmela Bório nos atos e o encaminhamento de uma cópia da representação ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para apurar a conduta do deputado Cabo Gilberto e depois o arquivamento do caso.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Com informações de Clickpb
STF “Fragilidade das insinuações”, diz Gilmar ao exaltar decisão do MPF
POLÍTICA Ex-vereador Salomão Cordeiro explica apoio a Tibério Limeira em Santa Terezinha
FIM DAS BETS Lula assina MP sobre fim das bets e caso agora vai ao Congresso. Veja prazos
CASO MASTER Conselho Superior do MPF rejeita abrir investigação contra Gonet em relação ao Master
FIM DAS BETS Goveno Lula anuncia fim das bets no Brasil; entenda regras
CASO MASTER Relator vota contra investigação sobre conduta de Gonet no caso Master; Conselho do MPF tem 1 a 1 para abrir apuração
CASO MASTER Mensagens mostram proximidade entre Alcolumbre e Vorcaro: “Fala, meu amor”
RANKING Escola Maria Celeste Pires Leite, em Catingueira, conquista a 5ª posição no IQGE do TCE-PB
MASTER Flávio Bolsonaro viajou com a família em avião ligado a Vorcaro; senador diz que, à época, a aeronave também pertencia a advogado Mín. 22° Máx. 37°