O ex-deputado e presidente de honra do PTB, Roberto Jefferson, recuperou o registro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O documento havia sido suspenso por 90 dias, após o ex-parlamentar criticar a ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia e atirar contra gentes da Polícia Federal.
Jefferson estava com o registro da OAB suspenso desde o 23 de novembro de 2022, após decisão colegiada de 66 votos a favor e 15 contra. Entretanto, o processo ético-disciplinar contra o ex-parlamentar até a decisão final e definitiva. Em vídeo publicado nas redes sociais, Jefferson fez severas críticas à ministra Cármen Lúcia. Em resposta, o ministro do STF Alexandre de Moraes solicitou a prisão do ex-deputado.
Após a publicação, a OAB nacional encaminhou um ofício à seccional do Rio de Janeiro no qual solicitou a instauração de processo ético-disciplinar o ex-deputado por ofensa à ministra. Quando os policiais federais chegaram à residência de Roberto Jefferson foram com tiros. Com fuzil e três granadas, Jefferson tentou resistir à prisão, mas se entregou após oito horas.
O ex-deputado segue preso no complexo de Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro. No local estão detidos também o ex-parlamentar Daniel Silveira e o vereador Gabriel Monteiro. A seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil comentou a recuperação da carteira de advogado de Roberto Jefferson e explicou que, como determina o estatuto da advocacia, o prazo de suspensão preventiva do registro é de 90 dias enquanto corre o processo ético-disciplinar.
Fonte: Jovem Pan
*Com informações do repórter Mateus Koelzer
Coação STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação
Redução Donald Trump reduz tarifas que atingem café, carne bovina e frutas
Reconhecimento Através de proposição da vereadora Brenna Nóbrega, Câmara de Patos concede voto de aplausos a policiais por prisão em flagrante
TURISMO Cacimba de Areia recebe o certificado e agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro
Agenda Vereador Junior Contigo participa da inauguração do CEI Alzira Morais da Nóbrega em Patos
Polêmica Deputado Eduardo Carneiro propõe revogação de lei que libera entrada de alimentos e bebidas em cina, parques e eventos na Paraíba Mín. 22° Máx. 36°