
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu, durante a cerimônia de reinstalação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), nesta terça-feira (28/2), uma lei que iguale os salários de homens e mulheres nas mesmas funções. Segundo o petista, a lei será apresentada no próximo dia 8 de março – Dia das Mulheres.
“Finalmente, agora no Dia das Mulheres, a gente vai apresentar definitivamente a tal da lei que vai garantir que a mulher receba o salário igual ao homem, se ela exercer a mesma função do homem. Toda hora que você vai procurar essa lei, parece que ela existe, mas tem tantas nuances e vírgulas, antes do ‘de’ e depois do ‘de’, que tudo é feito para a mulher não ter o direito”, anunciou Lula.
O presidente ainda disse que a lei será configurada para que, caso o empregador não cumpra a determinação de paridade salarial, seja penalizado nos moldes da Justiça do Trabalho.
“Ou seja, precisamos fazer uma lei que diga: ‘A mulher deve ganhar o mesmo salário do homem se exercer a mesma função’. E pronto! Não tem vírgula. É obrigado, e se não pagar vai ter que ter alguém pra fiscalizar. Esse alguém será da Justiça do Trabalho. Para que possamos fazer o Brasil voltar ao rol dos países civilizados em que as pessoas são tratadas com respeito”, completou o mandatário.
Lula disse que a ação é um esforço do governo para mostrar soluções efetivas dos 100 dias de governo.
“Vamos completar 100 dias no governo e precisamos apresentar ao Brasil o que vamos fazer de verdade nestes próximos quatro anos. Precisamos fazer mais coisa, com mais rapidez, competência e mais resultado. Não há tempo para ficar brincando de governar”, completou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, na manhã desta terça-feira (28/2), o decreto que reinstala o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Na oportunidade, também tomaram posse os conselheiros que tinham mandato quando o órgão foi desativado, em 2019, início do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ao todo, entre titulares e suplentes, 79 pessoas voltaram a integrar o órgão de assessoramento imediato à Presidência da República. Elisabetta Recine presidirá o conselho. O documento foi assinado na segunda-feira (27/2) e publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Anexado à Secretaria-Geral, o Consea estará focado, em linhas gerais, em promover a participação dos movimentos organizados da sociedade civil na formulação e no acompanhamento de políticas públicas para diferentes setores.
Fonte: Metrópoles
Coação STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação
Redução Donald Trump reduz tarifas que atingem café, carne bovina e frutas
Reconhecimento Através de proposição da vereadora Brenna Nóbrega, Câmara de Patos concede voto de aplausos a policiais por prisão em flagrante
TURISMO Cacimba de Areia recebe o certificado e agora faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro
Agenda Vereador Junior Contigo participa da inauguração do CEI Alzira Morais da Nóbrega em Patos
Polêmica Deputado Eduardo Carneiro propõe revogação de lei que libera entrada de alimentos e bebidas em cina, parques e eventos na Paraíba Mín. 22° Máx. 36°