
Durante sessão na Câmara Municipal de Patos, na última terça (25), o vereador Rafael Policial se pronunciou sobre a necessidade da Delegacia da Mulher funcionar 24 horas na cidade. A reivindicação foi levantada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Samara Oliveira, e Rafael, que também é policial civil, destacou a falta de efetivo como o principal entrave para a ampliação do atendimento.
"Eu posso falar com propriedade, porque eu conheço. Não tem efetivo. Então, se não tem efetivo, como vai funcionar uma delegacia?" questionou Rafael, ressaltando que a segurança pública na região sofre com um déficit significativo de profissionais.
O vereador mencionou o recente concurso público para a Polícia Civil anunciado pelo Governo do Estado, mas apontou que, apesar da nomeação de novos agentes, a deficiência no efetivo ainda é alarmante. "Temos uma deficiência de quase 4 mil homens. O Sertão recebe nomeações, mas muitos policiais passam 15 dias e voltam para a capital. Como montar um plantão extraordinário se não há pessoal suficiente?" destacou.
Ao se dirigir à vereadora Brenna, Rafael reforçou que a segurança pública é uma pauta essencial para Patos e que seu papel como vereador inclui trazer essas questões para debate. Ele recordou sua atuação em movimentos em João Pessoa na luta por direitos e reafirmou a importância da política para melhorias no setor.
O vereador também rebateu afirmações de que Patos não enfrenta altos índices de violência doméstica. Ele relatou que estava de plantão no dia do feminicídio de uma jovem farmacêutica na cidade e que, além desse caso, foram registradas outras cinco ocorrências de violência doméstica na mesma noite. "Quem diz que Patos não tem essa estatística de violência doméstica está enganado", afirmou.
Para relembrar o caso do feminicídio, acesse a matéria completa: Farmacêutica de 34 anos é morta a facadas em Patos; ex-companheiro é preso em flagrante.
Luto na política Ex-vice-prefeito José Enéas de Alencar morre aos 95 anos em Uiraúna
Reunião João Azevêdo e superintendente do Sebrae tratam sobre novas parcerias para interiorização do turismo e valorização do artesanato paraibano
Reivindicações Preso, Bolsonaro reivindica silêncio, Smart TV e comida caseira
Operação Calvário STF determina trancamento da principal ação da Operação Calvário contra Ricardo Coutinho
Anistia Nova proposta de anistia tem apoio de mais de 50 senadores, diz autor
Câmara de Patos Procurador jurídico esclarece o que classifica de legalidade no mandato de Tide Eduardo na presidência da Câmara de Patos Mín. 24° Máx. 36°